A força de trabalho remota começa com uma estratégia a fim de mudar a forma como os colaboradores pensam sobre o trabalho. Isto devido ao facto de muitos processos tradicionais deixarem de se aplicar a este novo contexto.
Como na maioria das situações que envolvem mudanças, adaptar o modelo requer algumas tentativas e erros no começo. Mas quando aceitar este modelo de força de trabalho estará numa posição mais sólida e mais propenso a ser bem-sucedido. Este modelo permite às equipas acederem a competências especializadas e a operar com agilidade – duas características com o propósito de manter o crescimento da empresa em tempos imprevisíveis como o que estamos a viver atualmente.
As três dicas para construir um ambiente de trabalho remoto
1. Promova um pensamento remoto
Antes de mais nada, pare de pensar no talento como algo interno ou externo. Por isso, comece a aceitar todos os tipos de talento de igual forma pelas competências que podem trazer à equipa e à qualidade do trabalho.
2. Crie um ambiente de trabalho ágil
Não pense nos cargos necessários para realizar o trabalho, pense antes nas competências necessárias. Veja o talento (colaboradores e contingente) como especialistas que entram e saem dos projetos de equipa sempre que as suas competências são necessárias.
3. Forme equipas para aumentar a eficácia
Não procure talentos específicos apenas para os deixar a um canto. Pense em colocá-los de forma a executar um desempenho que contribua para a sustentabilidade da empresa.
Foque-se na adaptação desde o começo
As equipas de trabalho remoto/teletrabalho precisam de confiança a fim de serem bem-sucedidas. Os elementos da equipa devem confiar no trabalho e responsabilidade de cada um. Pode desenvolver a confiança entre todos ao incorporar uma mistura de competências técnicas e intrínsecas.
1. Invista na tecnologia
Utilize plataformas semelhantes à Cloud para criar um espaço onde possa confiar dados e informações de segurança, assim como ferramentas de comunicação que suportem comunicação síncrona e assíncrona.
2. Comunique de forma clara e objetiva
Mantenha as ferramentas de comunicação simples, em vez de sobrecarregar a sua equipa com diversas formas de partilhar informação. Portanto, defina uma forma de comunicação para todos e entre todos para que se sintam envolvidos no projeto, a par das novidades e para que possam ser ouvidos.
3. Crie uma comunidade
A solidão e o sentimento de isolamento são dois desafios comuns quando executa as suas funções em teletrabalho. E estes sentimentos podem afetar o bem-estar e a produtividade de um indivíduo.
Assim sendo, encontre formas da sua equipa se manter conectada regularmente e de desenvolver relacionamentos. Considere encontros não relacionados com o trabalho, tal como pausas virtuais para o café ou happy hours virtuais. Pois o importante é desligar-se de tudo o que está relacionado com o trabalho.
4. Foque-se nos resultados
Estabeleça expetativas para o projeto e reforce-o com frequência. Concentre-se nos resultados e não em como, quando e onde eles executam as suas funções. Isto mantém a responsabilidade e em simultâneo a confiança no cumprimento das tarefas de cada colaborador à sua maneira.
Sem dúvida que este detalhe torna-se essencial em tempos imprevisíveis como os que estamos a viver atualmente.
Os benefícios em criar um ambiente de teletrabalho
Além de poupar nos custos relacionados com o arrendamento do escritório físico, existem diversas razões para uma empresa apostar num ambiente de teletrabalho:
- Expansão da amostra de talento
- Aumento da produtividade
- Maior interação/envolvimento e satisfação dos colaboradores
- Retenção dos melhores talentos
- Trabalhar com colaboradores mais saudáveis e felizes
12.06.2020
Fonte: www.upwork.com