Se está a pensar lançar um negócio, criar uma empresa e colocar em prática uma ideia fabulosa que acredita fazer a diferença num mercado concorrencial, então saiba que grande parte do sucesso pode estar no plano de negócios. O plano de negócios é um documento onde sistematiza o seu projeto e a sua estratégia.
Este documento será uma ferramenta orientadora onde assegura informação crítica na hora de juntar potenciais investidores ou parceiros, elementos fundamentais para que o seu negócio venha a revelar-se no mercado.
Como deve ser estruturado?
Não há formas mágicas para estruturar um plano de negócios. Segundo o IAPMEI- Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, uma possível estrutura engloba os seguintes tópicos:
- Apresentação do criador e do projeto;
- Contextualização do mercado e da envolvente externa;
- Definição de metas e objetivos;
- Estratégia comercial;
- Estrutura da empresa;
- Elaboração de previsões financeiras;
- Controlo e gestão do negócio;
- Investimento necessário;
- Anexar documentos e outra informação.
O que o faz melhor?
Claro que para dar corpo ao guião perfeito que pretende aqui criar, deve poder contar com uma boa equipa, mas o sucesso do empreendedor depende de outros implícitos no plano que podem fazer a diferença:
- Simplicidade de apresentação e aplicação;
- Objetividade, metas e organização, que passam por objetivos a concretizar, as pessoas responsáveis, orçamentos detalhados. Se o seu plano não é realista e não se fundamenta em alicerces concretizáveis está a cometer erros no seu documento estratégico;
- Bom planeamento financeiro, sustentado em bons documentos de previsão e realista.
Faça um teste ao seu plano
Se tem o seu plano concluído, está na hora de fazer o teste para saber se tem o que precisa para ter êxito. Será que o plano dá respostas sobre o mentor da ideia, os seus fundadores, a sua educação e formação, a sua experiência profissional, a sua reputação no mercado empresarial ou feitos de empreendedorismo? Faça perguntas que procuram boas respostas no seu plano:
- O plano é realista nos objetivos e formas de sucesso?
- O plano contempla os riscos potenciais?
- Quem são os empreendedores e que reputação mantêm ao nível pessoal e profissional?
- Qual é a equipa que vai levar avante o projeto?
- Têm a melhor equipa para o tipo de projeto?
- O que move os empreendedores?
- Como podem responder aos fatores de risco do negócio?
- Estão os empreendedores preparados para tomar decisões difíceis?
Fonte: http://saldopositivo.cgd.pt
Pretende adquirir conhecimentos sobre este tema?
Conheça o curso online de Plano de Negócio!
O plano de negócio é, normalmente, utilizado em startups como um documento de captação de investimento ou financiamento. Mas o plano de negócio não se limita a esta função, vai muito além disso, é uma ferramenta essencial de apoio à gestão para o sucesso das empresas.
Esta formação tem como principal objetivo dotar os participantes de ferramentas fundamentais de apoio à criação, gestão do negócio e captação de investimento ou financiamento para o arranque do mesmo.