A importância do voluntariado na procura de emprego é óbvia, pois este tipo de experiência permite desenvolver competências que poderá incluir no CV.
Se está à procura de emprego, seja jovem ou não, e tem experiência como voluntário, saiba que este é um fator determinante para muitas empresas. Fique a conhecer a importância do voluntariado na procura de emprego e como incluir esta experiência no seu currículo.
Além de ser uma experiência bastante enriquecedora a nível pessoal, acaba por ser também um mecanismo de desenvolvimento de determinadas competências técnicas e pessoais que podem ser relevantes para o seu desempenho profissional.
O altruísmo deve ser o foco principal do voluntariado, no entanto ser voluntário acarreta responsabilidades e tarefas que podem ser úteis na procura ativa de emprego.
Esta questão torna-se especialmente importante quando se trata de construir o currículo de um/a jovem recém-licenciado com pouca ou nenhuma experiência profissional. Este pode ser o fator diferenciador entre várias candidaturas num processo de recrutamento.
Ser voluntário: o que precisa de saber antes de começar
É óbvia a importância do voluntariado na procura de emprego, mas antes de se tornar voluntário deverá avaliar o tempo que tem disponível para se dedicar a um projeto. Assumir um compromisso que não vai cumprir é desrespeitar quem precisa de si.
Falhar este ponto, é falhar um ponto importante para quem pretende entrar no mercado de trabalho.
Encontre um projeto com o qual se identifique ou que vá de encontro aos seus interesses, não tem de estar necessariamente ligado à sua área de formação. Há várias competências, essencialmente as pessoais, que poderá desenvolver e que são comuns às mais diversas áreas profissionais.
O voluntariado pode ser desenvolvido em áreas como cidadania, ação social, saúde, educação, ciência e cultura, defesa do património, defesa do ambiente, reinserção social, proteção civil, desenvolvimento da vida associativa, proteção animal, entre outras.
Na Bolsa do Voluntariado poderá encontrar algumas oportunidades de trabalho voluntário com as quais se identifique.
Confira a seguir seis boas razões para apostar no voluntariado e entenda como este passo pode influenciar a sua carreira.
“O voluntariado pode ser desenvolvido em áreas como cidadania, ação social, saúde, educação, ciência e cultura, defesa do património, defesa do ambiente, reinserção social, proteção civil, desenvolvimento da vida associativa, proteção animal, entre outras.”
1. Desenvolvimento de competências técnicas e de relacionamento interpessoal
Independentemente de estar (ou não) a desenvolver trabalho voluntário na sua área de formação, o simples facto de estar a colaborar nas tarefas da organização em que se insere e a contactar com as pessoas que o rodeiam, já lhe permite desenvolver uma série de competências.
No seu CV já vai poder incluir um conjunto de soft skills com um impacto positivo no seu desempenho profissional. Já conta como “experiência” para provar a capacidade de trabalhar em equipa e as competências de comunicação, por exemplo.
2. Ocupação do tempo livre
Além de ter experiência para incluir num currículo, fazer voluntariado pode ajudar a preencher o tempo de espera entre candidaturas de emprego e a longa espera por uma resposta.
Ocupar o tempo livre com uma atividade voluntária não só ajuda as entidades e pessoas afetadas, como também é uma mais valia para uma mente sã e equilibrada, durante um processo que pode ser desafiante. E evita as lacunas temporais no currículo.
3. Criação de potenciais referências profissionais
Um aspeto esquecido quando se pensa na real importância do voluntariado na procura de emprego é a criação de referências profissionais e até possíveis contactos profissionais, ou seja, criar o chamado networking. Muitos recrutadores procuram obter informações adicionais junto dessas referências profissionais.
Mesmo estando a fazer voluntariado, terá um coordenador ou supervisor que o acompanha e auxilia nas suas tarefas. Essa pessoa será uma potencial referência que pode atestar a sua boa postura ou conduta, as suas competências de relacionamento humano ou a sua grande capacidade de adaptação a ambientes distintos, por exemplo.
4. Revela proatividade
Se há algo que todos os recrutadores querem ver num candidato a emprego é proatividade e o voluntariado encaixa na perfeição aqui. Aos olhos dos recrutadores, as suas atividades enquanto voluntário representam vontade de trabalhar e/ou espírito de equipa, uma excelente mais-valia.
5. Experiência num ambiente multicultural
As distâncias e a mobilidade já não são o que eram e há cada vez mais empresas com ambientes multiculturais. Dependendo da área de voluntariado que poderá passar por uma experiência no estrangeiro ou trabalho com refugiados, por exemplo, será útil para demostrar a sua capacidade para se adaptar a ambientes culturalmente diferentes. Além de que será uma boa oportunidade para aperfeiçoar ou aprender uma nova língua.
6. Resiliência e capacidade para resolução de problemas
Fazer voluntariado é contornar obstáculos, vai deparar-se com a falta de meios disponíveis e a necessidade de não desistir para alcançar os objetivos.
Importância do Voluntariado na procura de emprego: como incluir no currículo
Como já dissemos, a experiência de trabalho voluntário assume maior importância quando o candidato é jovem e não tem qualquer experiência de trabalho remunerada. No entanto, também poderá ser útil para quem equaciona mudar de carreira, pois demonstra a capacidade de aprender e de executar diferentes tarefas.
Para incluir uma secção de experiência de voluntariado no currículo deverá:
- Indicar as instituições ou projetos nos quais foi voluntário;
- Fazer uma lista por tópicos das atividades que realizou como voluntário. Gestão do orçamento ou do stock, formar ou liderar equipas de voluntários, são alguns exemplos;
- Destacar as experiências relevantes, principalmente as que possam ser colocadas em termos quantificáveis ou que demonstrem suas qualidades de liderança;
- Relacionar a experiência de voluntariado com a função a que se está a candidatar.
Apesar destes benefícios para a importância do voluntariado na procura de emprego , o voluntariado é uma atividade nobre que não deve ser encarada como uma alavanca profissional. Ser voluntário deve ser uma escolha feita com a motivação certa. Mesmo dentro do voluntariado, existe um sem número de opções de tarefas. O objetivo é não ignorar esta contribuição à sociedade como prova de competências ou valores com peso profissional.
Fonte: www.e-konomista.pt