Num contexto de globalização e ritmo acelerado que se vive no setor empresarial, um dos maiores desafios é diminuir a rotatividade de funcionários e manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo para que se reflita em termos financeiros no sucesso da empresa.
Oferecer bons salários já não é o único fator que motiva o trabalhador. É necessário oferecer mais do que apenas benefícios económicos. Motivar o trabalhador a dar o seu melhor todos os dias e conseguir crescer pessoal e profissionalmente é o caminho a seguir, quando se quer uma equipa focada e a atingir os objetivos e metas definidas.
Como se pode fazer isso? Uma das formas é através da Educação Corporativa. Trabalhadores com acesso a formações que os ajudam a trabalhar melhor e de forma mais eficiente estão mais motivados. Da mesma forma, as empresas conseguem ter funcionários com conhecimentos e competências adequadas às suas necessidades e trabalham de forma mais eficaz.
“Motivar o trabalhador a dar o seu melhor todos os dias e conseguir crescer pessoal e profissionalmente é o caminho a seguir, quando se quer uma equipa focada e a atingir os objetivos e metas definidas.”
O que é a Educação Corporativa?
A Educação Corporativa é uma estratégia de Gestão de Pessoas, que visa promover na organização uma cultura de aprendizagem. Esta estratégia pretende desenvolver competências nos seus colaboradores, de modo, a que consigam corresponder às necessidades e interesses da empresa.
Assim, a organização oferece aos seus colaboradores programas de formação, capacitação e desenvolvimento de competências de forma a melhorarem a qualidade e os serviços que prestam, tendo sempre em conta o planeamento estratégico e os objetivos macro da empresa.
Pilares da Educação Corporativa
Existem cinco pilares da Educação Corporativa que devem ser o foco desta estratégia:
- Resultados de Negócio
O papel principal da Educação Corporativa é ser uma ponte entre a empresa e as suas metas principais. Por isso, cada ação deve estar sempre alinhada com os objetivos do negócio.
- Gestão do Conhecimento
É importante renová-lo regularmente com informações atuais e que possam ser aplicadas no dia a dia.
- Experiência do colaborador
O foco é na empresa, mas o cuidado é com o colaborador. Se a experiência não é agradável, as pessoas não se sentem motivadas, não absorvem o conteúdo ensinado e não conseguem trazer o conhecimento para a sua rotina.
- Autonomia
O colaborador é protagonista da sua aprendizagem e escolhe os momentos e assuntos da sua preferência, dentro de uma seleção de materiais. Para isso, é preciso ter plataformas e formatos de conteúdo que lhe ofereçam essa autonomia.
- Contexto
Conteúdo genérico não serve para esta estratégia. O que é ensinado deve focar-se na área de negócio da empresa.
Educação Corporativa: os benefícios para a sua empresa?
Quem investe em Educação Corporativa e se preocupa em qualificar os seus colaboradores, tem vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes e aumenta a motivação e produtividade empresarial, o que se reflete no sucesso e bons resultados da empresa.
Os principais benefícios de ter a Educação Corporativa na estratégia da sua organização são:
- Colaboradores mais motivados
Os colaboradores que são qualificados, sentem-se que são importantes para a empresa e que esta se preocupa com o seu desenvolvimento e crescimento profissional, o que o incentiva a dar o seu melhor no trabalho e a desenvolver as suas tarefas de forma mais confiante e a ser mais competente na tomada de decisão e partilha de opiniões. Da mesma forma, sentem-se valorizados dentro da empresa e mais motivados a retribuir o investimento feito na sua formação, o que resulta numa diminuição da rotatividade, retenção de talento.
- Aumento da produtividade
Colaboradores que sabem realizar as suas tarefas com mais conhecimento, ajudam a desenvolver métodos mais eficazes de trabalho, diminuem o número de passos redundantes ou repetidos, tomam decisões de forma mais rápida e eficiente e melhoram a qualidade dos serviços e produtos desenvolvidos.
Da mesma forma, colaboradores mais bem preparados para realizar as suas tarefas também têm mais facilidade na resolução de problemas, o que diminui os riscos e prejuízos para a empresa.
- Vantagem competitiva
Com colaboradores motivados e um aumento na produtividade, não é de estranhar que outro benefício da Educação Corporativa seja a vantagem competitiva. De facto, as empresas que conseguem entregar produtos e serviços com mais qualidade e de forma mais eficiente vão ficar à frente dos seus concorrentes.
Invista numa gestão estratégica e na qualificação profissional dos seus colaboradores, através de formação certificada!