Especialização
Pós-Universitária em
Gestão Avançada da Qualidade
Pretendes tornar-te num gestor da qualidade diferenciado, que promove a melhoria e desenvolvimento da tua organização?
Encontraste a formação certa para ti.
Somos a maior plataforma de e-learning em Portugal e, com a ajuda dos nossos profissionais que atuam diariamente nesta área, desenvolvemos um programa multidisciplinar, pensado especificamente para uma gestão mais competente dos sistemas de gestão.
Adquirir ou reciclar competências, nunca foi tão simples.
CARGA HORÁRIA
300 horas
PRÓXIMA TURMA
12/02/2025
100%
ONLINE
CERTIFICADO
PROFISSIONAL
Saídas profissionais
Gestores
da qualidade
Auditores e
consultores na
área da qualidade
Implementação de
Sistemas de
Gestão da Qualidade
Responsáveis e
técnicos de
qualidade
Descobre os detalhes desta Especialização
Atualmente só ter conhecimentos da norma implementada, não é suficiente. É necessário reunir mais ferramentas e adquirir competências para melhorar a eficiência e para isso, é fundamental a existência de pessoas nas organizações com conhecimentos mais elevados, de gestão da qualidade. A Especialização em Gestão Avançada da Qualidade é uma formação que aborda diferentes temáticas relacionadas com a Gestão da Qualidade, de forma a proporcionar e aprofundar conhecimentos que por norma são desconhecidos para as organizações e que podem ser implementados de forma a acrescentar valor para os sistemas de gestão das mesmas.
Nesta especialização tu vais:
- Adquirir conhecimentos sobre diversas ferramentas que promovem o desenvolvimento dos sistemas de gestão e o alinhamento destes com os objetivos estratégicos da organização.
Objetivos específicos | Competências a desenvolver
Concluída a ação de formação, serás capaz de:
- Demonstrar conhecimentos sobre a Gestão Estratégica das organizações, viabilizando as bases necessárias à aquisição de competências para a definição, planificação, implementação e avaliação de uma estratégia;
- Adquirir competências para o desenvolvimento, implementação e acompanhamento de um Balanced Scorecard;
- Desenvolver competências para o adequado desenvolvimento e implementação de projetos de gestão por processos;
- Adquirir competências para desenvolver o pensamento baseado em risco, no âmbito dos sistemas de gestão, de modo a aplicar algumas ferramentas adequadas de gestão do risco para implementar uma avaliação de risco;
- Aplicar em contexto real de trabalho as ferramentas de gestão da qualidade, melhoria e resolução de problemas;
- Adquirir competências para aplicar e interpretar os métodos e técnicas de um sistema de custos da qualidade;
- Adquirir conhecimentos gerais sobre a Lean Six Sigma;
- Promover a qualidade do atendimento em situações de reclamação nas organizações com vista à satisfação e manutenção do cliente;
- Desenvolver comportamentos, atitudes e ferramentas facilitadores da comunicação e relacionamento interpessoal;
- Adquirir competências para implementar um plano de gestão da mudança.
Módulo 1 – Gestão Organizacional
1.1 Gestão Estratégica
1.2 Contexto Externo
1.3 Contexto Interno
1.4 Vantagem competitiva
Módulo 2 – Balanced Scorecard
2.1 Gestão do Desempenho
2.2 Introdução à Abordagem BSC
2.3 Conceitos Fundamentais do Balanced ScoreCard
2.4 Implementação do Balanced ScoreCard
2.5 Complementos do Balanced ScoreCard
Módulo 3 – Gestão por processos
3.1 Introdução à gestão por processos
3.2 Abordagem por processos
3.3 Gestão por processos
3.4 Metodologias para a identificação dos processos
Módulo 4 – Gestão do Risco aplicada à ISO 9001:2015
4.1 Introdução à Gestão de Risco
4.2 Sistema de Gestão do Risco – ISO 31000
4.3 Pensamento baseado no risco
4.4 Transformar os riscos em oportunidades
4.5 Ferramentas de Gestão de risco
Módulo 5 – Ferramentas da Qualidade
5.1 Qualidade: perspetivas teóricas
5.2 Ferramentas Básicas da Qualidade
5.3 Ferramentas estratégicas da qualidade
5.4 Outras ferramentas da qualidade
Módulo 6 – Custos da qualidade
6.1 Introdução
6.2 Qualidade
6.3 A Norma NP 4239:1994
Módulo 7 – Introdução à Lean Six Sigma
7.1 Introdução
7.2 Tipos de desperdícios
7.3 Ferramenta DMAIC
Módulo 8 – Gestão de Reclamações
8.1 Significado e consequências de uma reclamação
8.2 Expetativas e necessidades do cliente e comportamento reclamante
8.3 O processo comunicacional na gestão de reclamações
8.4 Gestão de reclamações e tratamento de informação
8.5 Insatisfação do cliente e gestão de emoções
8.6 Gestão de reclamações e recuperação de clientes
Módulo 9 – Comunicação e Relacionamento Interpessoal
9.1 A comunicação nas relações interpessoais
9.2 Estilos de comunicação
9.3 Processo de desenvolvimento interpessoal
9.4 O conflito nas relações interpessoais
9.5 Motivação humana
9.6 O grupo como domínio privilegiado das relações interpessoais
Módulo 10 – Gestão da Mudança Organizacional
10.1 Mudança Organizacional
10.2 Plano da Mudança Organizacional
10.3 Estratégias, Métodos e Técnicas de Mudança
10.4 Mudança e Desenvolvimento Organizacional
10.5 Gestão de Conflitos
Para quem?
- Gestores de topo, diretores, responsáveis de área e responsáveis de processo;
- Responsáveis e técnicos de sistemas de gestão da qualidade;
- Auditores e consultores de sistemas de gestão da qualidade.
No final da formação receberá dois certificados, caso atinja os objetivos pedagógicos da formação, obtendo uma avaliação igual ou superior a 10 numa escala de 0-20.
Os certificados serão disponibilizados na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação:
Certificado de Especialização emitido pela FormaçãOnline,
válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.
Registo na Caderneta Individual de Competências do e-aluno,
emitido através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho em caso de aproveitamento total ou parcial.
Metodologia de Avaliação
A formação Especialização em Gestão Avançada da Qualidade encontra-se dividida por Módulos num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning, assim como tem apoio de e-formadores, que variam de módulo para módulo, aos quais poderá colocar as suas questões a qualquer momento.
Cada Módulo terá sessões síncronas e sessões assíncronas. As Sessões de esclarecimentos síncronas (Opcionais, não sujeitas a avaliação. As marcações das sessões síncronas devem ser efetuadas até 48h antes da data prevista para o endereço de e-mail: secretaria@formacaonline.com, já as sessões assíncronas, funcionaram em horário flexível, para autoestudo e desenvolvimento de atividades propostas ao ritmo de cada e-aluno.
O e-aluno poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição terminar a formação até ao último dia, assim como, tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.
Cada módulo é avaliado com base num exame final e num trabalho individual, contando respetivamente 70% e 30% da avaliação final do módulo. Os e-alunos consideram-se aprovados sempre que obtenham classificações iguais ou superiores a 10 valores numa escala de avaliação de 0 a 20 valores.
A classificação final de cada módulo é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:
*Neste esquema estão apresentadas as percentagens (%) referentes a cada módulo da formação Especialização em Gestão Avançada da Qualidade.
O que dizem os nossos e-alunos sobre a FormaçãOnline?
“Os conteúdos programáticos são adequados e adaptáveis à multiplicidade de dinâmicas possíveis da área da Qualidade na sociedade atual, abrangendo quer as componentes de gestão, quer as componentes de educação, por exemplo. Os conceitos apresentados, as metodologias desenvolvidas e a multiplicidade de exemplos de exercícios facilitam a compreensão da Qualidade, quer em termos teóricos, quer em termos práticos.”
“Foi com muita motivação que me inscrevi na Especialização em Gestão Comercial & Marketing e é com bastante satisfação que a concluo, uma vez que a formação está muito bem estruturada e permite uma interação interessante com o formador e com muitas temáticas interessantes e úteis para a vida profissional.”
”Quero agradecer a oportunidade para fazer esta especialização pós-universitária. Gostei muito da formação, foi bastante elucidativa.”
“No geral correu muitíssimo bem a Especialização, posso dizer que aprendi imenso e contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso enriqueceu-me com novos conhecimentos. Os conteúdos foram todos excelentes e já tive possibilidade de colocar alguns em prática no departamento em que trabalho.”
“A formação correu muito bem, gostei muito de todos os módulos e motivou a continuar a estudar.”
“De uma forma geral a formação correu bem, tenho a certeza que estive à altura do desafio e concretizei as tarefas (com critério e empenho) dentro dos timings estabelecidos que foi bastante importante face ao tempo disponível.”
“Durante os 10 módulos de formação considero que adquiri novos conhecimentos. Esta formação contribuiu também para reciclar conhecimentos na área do turismo e hotelaria. Na verdade, todos os conteúdos abordados e adquiridos serão bastante úteis para a minha vida profissional.”
A FormaçãOnline é o maior centro português de formação E-learning!
É um projeto com mais de 10 anos de história e disponibiliza uma oferta de mais de 200 formações profissionais e 17 Especializações.
Os nossos conteúdos são interativos e estão em permanentemente atualização.
Para além disso, todas as formações são desenvolvidas e acompanhadas por especialistas na área que lecionam, combinando as competências técnicas, com a sua a formação académica e experiência profissional.
Esta combinação é reconhecida pelos nossos e-alunos, que nos atribuem um nível de satisfação muito elevado.
Preenche o formulário abaixo e descarrega a brochura desta Especialização