Sente que o mercado de trabalho é uma selva cheia de oportunidades? Imagina-se de arma em punho à caça dos melhores empregos? Leia o nosso artigo e saiba que há maneiras bem mais fáceis de caçar o emprego dos seus sonhos.
1. Inicie a caça ao emprego
O pensamento é importante nesta situação. Há determinadas coisas que deve ter em conta quando sai à caça de um emprego, tais como:
- Ir à caça de emprego é a mesma coisa que ter que se promover e mostrar o seu talento;
- Caçar um emprego demora o seu tempo, nada aparece de repente;
- Siga um plano, mas seja flexível;
- Não desista facilmente, a esperança é sempre a ultima a morrer.
2. Escreva sobre si
Identifique e escreva quais são os seus pontos de interesse, quais as suas qualidades, os seus valores, necessidades e hábitos de trabalho. Se estiver bem ciente da sua personalidade, é mais fácil para si determinar qual o emprego ideal para si.
3. Determine os seus objectivos
Que tipo de função é que pretende desempenhar? Que tipo de atividades é que lhe dão mais prazer em executar? Qual a empresa indicada para si? Tem preferência em arranjar um emprego na sua zona geográfica, ou para si tanto faz ser perto de casa como a quilómetros de distância? Saiba primeiro o que quer antes de começar a procurar. Se souber o que quer logo à priori, a caça ao emprego vai ser mais fácil para si.
4. Crie uma pasta sobre a sua carreira
Prepare e arranje documentos tais como:
- Cartas de resposta a anúncios, cartas de resposta de empresas à sua candidatura;
- O seu curriculum vitae;
- Cartas de recomendação;
- Diplomas de cursos, certificados;
- Prémios e Lembranças;
- Cartões de visita de empresas, de contactos.
5. Organize um grupo de suporte
Escolha algumas pessoas para o ajudar a completar algumas tarefas que sejam necessárias nesta caça ao emprego. Estas pessoas para além de o ajudarem neste desafio, vão apoiá-lo. Não se esqueça que várias cabeças pensam melhor do que uma.
6. Empresas alvo
Seleccione as empresas que acha que são ideais para si e que têm grandes possibilidades de o contratar. Escolher as empresas que mais lhe interessam é meio caminho andado na sua caça ao emprego. Procure as empresas que precisam de pessoas com o seu talento e com o seu perfil. Tente descobrir o nome da pessoa que está responsável pelos cargos a que você se candidata.
7. Prepare-se
Prepare todos os documentos necessários para apresentar a cada uma das empresas seleccionadas, nomeadamente: cartas de recomendação, certificados, currículo, etc…
Entregue em mãos ou envie por correio ou por e-mail à pessoa responsável pelas contratações. Mostre de maneira elucidativa que você pode vir a ser uma mais valia para a empresa.
8. A entrevista
Antes de ir para a entrevista faça uma pequena pesquisa sobre a empresa em causa. Vista-se de forma apropriada para a ocasião, pois não se esqueça que a imagem é o seu cartão de visita. Entre para a entrevista disposto a negociar aquilo que eles lhe oferecerem, seja humilde.
9. A resposta à proposta de emprego
Esta é a etapa da apreciação. Avalie as condições propostas pela empresa e caso aceite a proposta oferecida, telefone para lá a confirmar a sua resposta e pergunte quando pode começar o seu novo emprego. Caso recuse a oferta de emprego telefone para lá a dizer qual foi a sua decisão e que agradece a atenção dispensada e a oportunidade oferecida.
10. Avalie todo o processo de caça ao emprego
Se por acaso não conseguiu alcançar o emprego desejado, faça algumas perguntas a si próprio:
- Fiz tudo o que era necessário fazer?
- Fiz algo de errado durante esta caça?
- Onde é que eu posso melhorar ?
Não desista, pense positivo e vai ver que mais cedo ou mais tarde vai aparecer uma daquelas propostas de emprego a que dificilmente dirá que não.
05.02.2018
Fonte: http://expressoemprego.pt
Pretende conhecer as técnicas mais eficazes para encontrar o emprego que pretende?
Conheça o curso online de Técnicas de Procura de Emprego!
Quer respondendo a anúncios quer contactando pessoalmente as empresas, ou seja, candidatando-se de forma espontânea, o importante é apresentar-se de forma breve, identificar os seus pontos fortes e oferecer-se como uma mais-valia para a empresa, enfatizando os seus conhecimentos e a sua experiência profissional na área e procurando a distinção.
Neste sentido, o presente curso apresenta-se dividido em três unidades, onde poderá aperfeiçoar, num primeiro momento, conceitos como modalidades de trabalho, mercado de trabalho, medidas ativas de procura de emprego, mobilidade geográfica e rede de contactos, para, num segundo momento, conhecer os modelos do Curriculum Vitae, da carta de apresentação e candidatura, do anúncio de emprego e quais as etapas e atuação numa entrevista de emprego.