Já ouviu falar em gestão de projetos? Uma gestão de projetos bem-sucedida é fundamental para atingir uma maior eficiência e melhores resultados. Trata-se de aplicação de métodos e competências para fazer com que um determinado projeto alcance o sucesso. Para garantir bons projetos, é necessário estudar variáveis como produtividade, custos, tempo e qualidade, considerando o ciclo PDCA (planeamento, execução, monitorizar/medir e agir).

O que é a gestão de projetos?

Existe uma confusão muito comum hoje, que pode prejudicar consideravelmente o desempenho dos processos de uma empresa. Trata-se, justamente, da confusão entre o conceito de processos e projetos. No fundo, o projeto é algo que sempre tem começo, meio e fim. Ao contrário do processo que é algo contínuo, que ocorrerá sempre.

Dito de outro modo: todos os projetos incluem processos, que são os meios de ação e tomadas de decisão que levarão ao sucesso, mas nem todos os processos estão necessariamente ligados a um projeto.

Saber sobre gestão de projetos é fundamental para que as empresas mantenham a competitividade no mercado. Além desta competitividade a gestão de projetos auxilia na tomada de decisão e permite que os administradores tenham uma visão mais ampla da situação do negócio, para que possam manter as suas equipas motivadas e estimuladas.

Confira as 8 dicas para uma boa gestão de projetos:

1) Gerente de projetos

Ter um gerente de projetos é fundamental. É importante que o mesmo, seja responsável e consiga elaborar cronogramas, analisar custos, delegar ações, saiba como gerir pessoas, tenha facilidade na tomada de decisões e saiba como manter as equipas alinhadas e motivadas.

2) Planeamento e cronograma

Planeamento e cronograma são palavras-chave em uma gestão de projeto. Sendo assim, o planeamento e o cronograma e monte um cronograma com todo o escopo de trabalho necessário para a execução do projeto, e não esqueça de detalhar curso e para execução. Essas informações são importantes para, quando o projeto for executado, você conseguir uma análise de desempenho do processo.

“A gestão de projetos auxilia na tomada de decisão e permite que os administradores tenham uma visão mais ampla da situação do negócio, para que possam manter as suas equipas motivadas e estimuladas.”

3) Objetivos

Tudo o que acontece numa empresa é realizado por e para algo e todo o projeto tem uma razão e um objetivo. Sendo assim, é necessário que toda a equipa envolvida no projeto tenham bem definidos os objetivos do mesmo.

4) Trabalhe a partir da realidade

Manter “os pés no chão” é importante. Definir prazos e metas realistas de acordo com a realidade.

5) Plano B

Com o objetivo de evitar contratempos, ter sempre um plano B. Diferentes estratégias para chegar ao mesmo objetivo podem ser uma excelente ideia quando se trata de uma gestão de projetos. Imprevistos acontecem e as coisas podem não sair como imaginamos.

6) Reuniões

Ter reuniões com a equipa de modo a acompanhar o desenvolvimento das ações é fundamental. É necessário acompanhar o processo de cada um e verificar como as coisas estão a correr.

7) Confiar

Pode ser cliché ou até mesmo óbvio, mas a confiança é fundamental em qualquer processo dentro de uma empresa.

8) Motivar a Equipa

Certos projetos podem exigir uma atenção especial e, manter a equipa motivada com as ações é fundamental para obter bons resultados. Aproveite as reuniões periódicas para conversar com a sua equipa e acompanhar o status de cada tarefa. Conheça os seus colegas e saiba como oferecer estímulos, além de criar ambientes seguros para dar e receber feedbacks.

Fonte: https://www.topwayschool.com

Saiba mais sobre a Formação de Gestão de Projetos e
desenvolva e aumente os seus conhecimentos sobre Gestão de Projeto.
Aproveite os 15% OFF com o código gestao – oferta limitada.