Com um mercado cada vez mais competitivo, encontrar um meio de ganhar mais visibilidade e atrair consumidores deixou de ser apenas um fator de diferenciação, tornando-se num item de primeira necessidade para que as empresas continuem firmes e fortes.

Para conseguir isso, é necessário saber o que influencia o comportamento do consumidor e, a partir dessas informações valiosas, analisar o que leva o cliente a recusar um produto ou a aceitá-lo.

Por que uma empresa deve conhecer o comportamento do consumidor?

Conhecendo o comportamento dos seus clientes, uma empresa conseguirá antecipar as principais tendências, atrair e reter os consumidores, elaborar melhores campanhas publicitárias e agir com mais confiança na definição das ações de marketing e na tomada de decisões.

Quais os fatores que podem interferir no comportamento do consumidor?

1. Papel social

O papel social refere-se aos grupos aos quais a pessoa pertence, sendo importante conhecer os círculos sociais que frequenta, a profissão que exerce, a família da qual faz parte e os seus relacionamentos de amizade. Esse aspecto considera o “mundo” a que o indivíduo pertence e com o qual ele interage.

2. Papel pessoal

Não necessariamente pessoas que sejam de determinado grupo social e cultural terão os mesmos comportamentos de consumo, pois isso varia de indivíduo para indivíduo, dependendo, sobretudo, do seu papel pessoal.

Fatores como idade, cultura e necessidades, quando combinados simultaneamente, formam uma característica mais específica e singular, sendo um dos fatores mais complexos de se estudar, justamente pela pluralidade de aspectos que apresenta.

3. Cultura

O entendimento de várias culturas contribui para o sucesso no alcance da audiência de determinados públicos. Dependendo do gosto musical, da religião, identidade nacional, entre outros aspectos que dizem respeito à formação cultural de um indivíduo, é possível saber se um produto ou serviço terá hipótese de ser aceite pelo grupo.

4. Medos e necessidades

Fatores ligados às questões psicológicas e emocionais podem impactar diretamente nos hábitos de compra dos consumidores, seja por um trauma, necessidade ou até mesmo por algum tipo de preconceito.

Como exemplo disso, podemos citar as pessoas que compram compulsivamente por se sentirem frustradas com alguma coisa nas suas vidas. Outro exemplo claro é o receio que algumas pessoas têm de envelhecer, comprando quantidades exorbitantes de cosméticos para rejuvenescimento.

Consumidor

“Com um mercado cada vez mais competitivo, encontrar um meio de ganhar mais visibilidade e atrair consumidores deixou de ser apenas um fator de diferenciação, tornando-se num item de primeira necessidade para que as empresas continuem firmes e fortes.”

5. Estágio de vida

Todos nós passamos por várias fases durante a vida (infância, adolescência, juventude e velhice). E, a cada estágio, vivenciamos diversos tipos de experiências que acabam por ter impacto direto no nosso estilo de vida. Dependendo da etapa em que estamos, as nossas prioridades e hábitos de consumo podem mudar bastante, oscilando conforme cada ciclo de experiências que estamos a vivenciar.

6. Novas tendências

As novas tendências podem persuadir-nos na escolha das nossas principais aquisições. Um exemplo disso é a compra de roupas da moda. A cada ano, podemos observar um entra e sai de coleções de todas as estações, apresentando mudanças nos cortes de tecidos e cores que variam bastante em pouco espaço de tempo. Portanto, acompanhar as novas tendências é importante para que a concorrência não deixe a sua marca para trás.

7. Classe social

A classe social diz muito relativamente ao poder de compra das pessoas, deixando mais ou menos claro o quanto aquele público pode gastar na compra de produtos e serviços.

Esse conhecimento pode contribuir para oferecer produtos com adaptações que tornem os itens de venda mais acessíveis para aquele grupo.

8. Mercado e economia

O cenário económico e o mercado podem causar danos não somente a quem vende, mas também para os consumidores, que deixam de adquirir os seus produtos favoritos devido a  crises e inflação em alta. Devemos ter em mente que fases difíceis podem ir e vir a qualquer momento. O importante é deixar claro para o seu cliente que sua marca se preocupa com o seu bem-estar e quer continuar a servi-lo.

Uma das maneiras de se adaptar a essa fase é oferecendo melhores condições de pagamento aos clientes ou oferecendo produtos e serviços similares aos que eles costumavam utilizar.

9. Opinião de outros consumidores

Hoje em dia, é muito mais fácil saber se um produto cumpre mesmo o que promete. Para consultar as informações sobre qualidade e entrega de produtos e serviços, os clientes em potencial realizam diversas pesquisas nas plataformas de avaliação e nas principais redes sociais das empresas, influenciando, assim, o comportamento dos consumidores que desejam realizar uma compra.

Fonte: http://mindminers.com

Pretende adquirir formação de nível superior nesta área?

Conheça a formação online em Comportamento do Consumidor!

Atualmente, os investigadores em marketing reconhecem que o comportamento do consumidor é um processo progressivo e não apenas o que acontece quando o comprador paga e em troca recebe um bem ou serviço.  É indispensável conhecer os consumidores.