Já ouviu falar em aprendizagem ao longo da vida?
Perante um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a aprendizagem ao longo da vida é imprescindível na formação de qualquer indivíduo e determinante para o seu sucesso profissional.
Tudo se atualiza rapidamente e, por isso, a procura de conhecimento é importante para que se consiga corresponder ao que é esperado na sua área profissional, em particular, e no mundo, em geral.
Na verdade, cada pessoa deve ter a consciência de que para evoluir a nível emocional e intelectual, de modo a evoluir na sua profissão e nas suas relações interpessoais e vida social, deve estar continuamente a aprender.
Investir na formação contínua faz sentido, assim, tanto a nível profissional como a nível pessoal. Neste contexto, essa aprendizagem poderá ser levada a cabo de diversas formas que enriquecem o percurso individual de cada um. Com Internet, vídeos, formações online e podcasts, por exemplo, é possível estudar em qualquer lugar e a qualquer hora.

“A vontade de aprender sempre deve partir da pessoa, ou seja, deve ser uma escolha pessoal, para realmente ser eficaz.”
Aprendizagem ao longo da vida: O que é e qual a sua importância
Esta aprendizagem será a chamada formação contínua que vai garantir a atualização constante de conhecimento, ou seja, será a aprendizagem para além do término dos estudos ou formação profissional.
Ainda que a escolha seja pessoal, esta vontade de aprender deve ser estimulada para que as pessoas se sintam mais realizadas e para que o mercado de trabalho tenha cada vez mais profissionais especializados e competentes, impactando, desta forma, positivamente a economia do país.
Assim sendo, Portugal, seguindo os objetivos da União Europeia para constituir um Espaço Europeu da Educação até 2025, definiu estratégias para investir na educação e nas competências da população que visam gerar emprego e competitividade. Estas são algumas das medidas implementadas:
Formação contínua – criação de mecanismos para facilitar o acesso à formação contínua dos trabalhadores através da formação modular constante do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ);
Reforço do ensino profissional e da ligação das escolas às empresas – elevar os níveis de qualificação e melhorar significativamente a qualidade da oferta nos cursos de educação e formação profissional;
Melhoria do sistema de certificação profissional – valorização e qualificação inicial dos jovens e a certificação profissional de jovens e adultos, tanto os que prosseguem a sua formação em cursos de longa duração como aqueles que optam por formações modulares, ou ainda por via da validação e reconhecimento de competências obtidas ao longo da vida.
Vantagens da aprendizagem ao longo da vida
Qualquer pessoa pode apostar na formação contínua e se for esta a sua escolha, saiba que há várias vantagens a nível profissional, nomeadamente:
- Desenvolver novas competências e aperfeiçoar outras;
- Estar a par da evolução da sua área de trabalho;
- Estimular a criatividade para arriscar novos caminhos e chegar a soluções;
- Ter acesso a novas oportunidades de trabalho.
O que importa, na verdade, é saber que para evoluir na vida terá de estar em constante aprendizagem – e que este processo se pode efetuar de variadas formas, em ambiente formal ou informal de aprendizagem.
Não fique pelo que já sabe e aposte sempre em saber mais,
que tal pensar já agora sobre uma área que lhe desperta o interesse?
Fonte: www.e-konomista.pt