Descrição

Este curso online de Planeamento e Desenvolvimento Turístico visa capacitar os e-alunos para agir no âmbito do planeamento e desenvolvimento turístico, reconhecer a importância do planeamento turístico como ferramenta de gestão dos destinos e dos produtos, reconhecer a importância da sustentabilidade na utilização de recursos, bem como saber consultar e analisar os mais variados planos estratégicos de planeamento e desenvolvimento da atividade turística para os próximos horizontes temporais.

O turismo afirma-se cada vez mais como um importante ramo da economia portuguesa, representando uma fatia de 9% do Produto Interno Bruto. Ao longo dos anos, o turismo foi ganhando espaço na economia portuguesa e o país tem vindo a tornar-se uma referência entre os destinos turísticos, ocupando um honroso 26º lugar no ranking mundial em receitas turísticas, segundo aponta a Organização Mundial do Turismo, um vitorioso 9º lugar em receitas turísticas no ranking europeu, segundo a Eurostat e ocupando um lugar no TOP 20 dos destinos mais competitivos do mundo, segundo o TTCI – Travel and Tourism Competitive Index.

A Organização Mundial do Turismo encara este ramo da economia como um fator chave no desenvolvimento da economia dos países, contribuindo para o equilíbrio económico a nível internacional. No entanto, importa realçar que nenhuma atividade, com especial ênfase numa atividade com tamanha amplitude, consegue obter resultados sem uma correta gestão aplicada aos mais diversos setores e às mais diversas organizações intervenientes. Uma boa gestão do turismo requer, antes de qualquer medida interventiva, a realização de um planeamento que proporcione um diagnóstico adequado do ponto em que estamos, bem como uma visão do ponto para onde queremos ir.

Neste sentido, e de forma a alcançar o almejado desenvolvimento dos destinos adotando sobretudo práticas de turismo sustentável, urge a necessidade de se enquadrar a conjuntura económica ao nível mundial, europeu e nacional, bem como as projeções em determinados horizontes temporais, para à posteriori conseguirmos analisar o papel do turismo no contributo para o desenvolvimento das economias internacionais, exaltando a necessidade de desenvolvimento desta prática sem comprometer os recursos naturais dos destinos e garantindo assim a sua continuidade.

Quer ficar por dentro das novidades do mundo da formação? Assine a nossa newsletter.

Gerais:

Capacitar os e-alunos para agir no âmbito do planeamento e desenvolvimento turístico, reconhecer a importância do planeamento turístico como ferramenta de gestão dos destinos e dos produtos, reconhecer a importância da sustentabilidade na utilização de recursos, bem como saber consultar e analisar os mais variados planos estratégicos de planeamento e desenvolvimento da atividade turística para os próximos horizontes temporais.

Específicos:

Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
– Reconhecer a importância do planeamento como fator para um desenvolvimento sustentável;
– Adquirir uma noção da importância de planear a atividade turística;
– Reconhecer a evolução do planeamento turístico ao longo dos anos;
– Saber definir o conceito de desenvolvimento sustentável;
– Ter capacidade de enquadrar o desenvolvimento sustentável ao nível mundial, europeu e nacional;
– Conhecer e saber analisar as mais variadas estratégias de desenvolvimento sustentável e planos operacional à escala mundial, europeia, nacional e regional;
– Conhecer e saber analisar as estratégias de desenvolvimento turístico bem como os planos operacionais adaptados às especificidades desta atividade;
– Saber relacionar o turismo com o entorno dos destinos;
– Compreender os níveis de planeamento e as formas de atuação em cada um deles;
– Conhecer a abordagem, as componentes e o processo de planeamento.

1. Planeamento e Desenvolvimento Sustentável no Turismo

1.1 Planeamento e Desenvolvimento Sustentável no Turismo
1.2 Evolução do Planeamento Turístico
1.3 Conceito de Turismo Sustentável
1.4 Relação entre o turismo, a comunidade e o meio ambiente

2. Planeamento Turístico

2.1 Níveis de Planeamento em Turismo
2.2 Abordagem, Componentes e Processo do Planeamento Turístico

Esta formação destina-se a:

– Profissionais dos ramos de hotelaria e turismo;

– Profissionais de outras áreas que ambicionem apostar numa carreira nos mais variados setores do ramo.

No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.

A avaliação depende dos seguintes itens:
– avaliação obtida nos testes;
– classificação obtida nos desafios.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.