Para fazer a diferença e garantir que tem o melhor desempenho numa entrevista de emprego, existem algumas perguntas que não podem, por isso, faltar.

Muitas vezes, sentimo-nos um pouco nervosos quando nos deparamos ali naquela sala, em frente a um recrutador que está cheio de perguntas para nos fazer. É normal que fique nervoso ou ansioso por estar nessa posição, mas lembre-se que também existem algumas perguntas que deve colocar.

Uma entrevista de emprego serve para o recrutador analisar se o candidato se enquadra na função e na cultura da empresa, mas também para o candidato avaliar se tem oportunidade de crescimento e realização profissional neste local.

Por isso, colocar determinadas perguntas, que pode preparar antes da entrevista, é do maior interesse do candidato. Afinal, fazer as questões certas numa entrevista de emprego é a chave para o sucesso.

Para que não restem dúvidas fizemos uma listagem. Tome nota.

1. Esta função é nova? Se não, de que forma é que tem progredido?

Através desta questão e da resposta que o entrevistador lhe dará, conseguirá compreender se existe alguma possibilidade ou não, da sua equipa moldar a sua função.

Ou seja, se as equipas tiverem esse tipo de responsabilidades, significa que a empresa é detentora de uma forte cultura que tem por base, a confiança.

2. É possível progredir na carreira?

Esta é mais uma das perguntas que não podem faltar numa entrevista de emprego. Ao perguntar se é possível progredir na carreira, está automaticamente a mostrar ao recrutador que tem ambições.

Quanto à resposta, essa pode determinar a forma como o talento é alimentado e promovido dentro da empresa. Fique atento.

3. Normalmente, como são os dias na empresa?

Se o seu objetivo é visualizar-se na posição para a qual está a concorrer, então esta é provavelmente a melhor pergunta.

Assim, a resposta a esta questão irá ajudá-lo a perceber se esta será a função mais adequada para si ou não.

4. Pode-me falar mais sobre a equipa?

Sempre que for possível, tente procurar mais sobre os seus colegas de equipa antes da entrevista. Pode sempre procurar no site da empresa e ver se encontra todos os colaboradores.

No entanto, se não conseguir, tente obter mais informações através do recrutador pedindo para ele falar um pouco mais sobre a equipa.

Lembre-se que é extremamente importante que mantenha uma boa relação com os seus colegas. Por isso, ao fazer este tipo de pergunta só estará a prevenir-se.

5. Com quem terei maior contacto dentro na empresa?

Através da entrevista de emprego, pode também tentar perceber com que departamento terá mais contacto dentro da empresa. Uma das perguntas que não podem faltar é esta. Dessa forma, conseguirá perceber se as suas características se adequam a essa relação ou não.

6. Com que frequência vai ser avaliada a minha prestação?

Esta pergunta está relacionada com a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal. Ao colocar esta questão ao recrutador está a demonstrar que não quer ficar estagnado na sua carreira e que quer mais para si.

Ou seja, tente procurar se existe alguma forma estruturada de avaliação da sua prestação individual ou não.

Para além disso, ao colocar esta questão está também a mostrar que agradece a opinião dos outros e que aprende com isso.

7. Quais são as possibilidades de formação?

Além de ser uma das perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego, esta questão é também bastante importante.

Ao colocar esta pergunta ao recrutador está a mostrar o seu interesse em adquirir novas competências. Independentemente da fase em que se encontre na sua carreira, ter acesso a formação adequada é crucial para o crescimento pessoal.

Alguns conselhos para triunfar na entrevista de emprego

Agora que já sabe quais são as perguntas que não podem faltar numa entrevista de emprego, só faltam mesmo alguns conselhos para que possa triunfar.

Lembre-se que uma entrevista de emprego deve ser uma partilha positiva onde a conversa deverá ser interessante para ambas as partes.

Assim, para que a sua entrevista seja um sucesso, siga os nossos conselhos:

  • Faça uma revisão do seu CV;
  • Pesquise sobre a empresa antes da entrevista;
  • Ao longo da entrevista, demonstre o que pode trazer de bom para a empresa e como pode ajudar a criar valor;
  • Prepare algumas respostas para as perguntas hipotéticas que possam surgir;
  • Esteja confiante e conheça todos os seus pontos fortes;
  • Coloque as perguntas que não podem faltar numa entrevista;
  • Não fique nervoso com perguntas inesperadas que podem surgir a qualquer momento;
  • Conte a sua história;
  • Crie empatia;
  • Cause uma boa impressão.

 

18.05.2021
Fonte: www.e-konomista.pt