Descrição

Este curso online de encerramento do exercício dará ao e-aluno a competência de reconhecer os aspetos legais e contabilísticos da elaboração de Contas Consolidadas.

O desenvolvimento económico e social da sociedade, também está ligado ao desenvolvimento dos modelos de empresa. A concentração das empresas é, pois, um sinal de uma sociedade moderna, onde se pretende através desta forma assegurar inovação, presença crítica no mercado, manutenção dos níveis de bem-estar.

Para as empresas, as decisões estratégicas de concentração fundamentam-se em estratégias de longo prazo de manutenção e introdução em novos mercados e segmentos.

Nesta formação vamos abordar as operações contabilísticas necessárias ao encerramento do exercício, nomeadamente, o encerramento de contas de Consolidação de Contas. Iremos abordar também as questões de obrigatoriedade de Elaboração de Contas Consolidadas.

Quer ficar por dentro das novidades do mundo da formação? Assine a nossa newsletter.

Gerais:

Reconhecer os aspetos legais e contabilísticos da elaboração de Contas Consolidadas.

Específicos:

Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
– Conhecer os principais conceitos de concentração de atividades empresariais;
– Reconhecer os documentos de prestação de contas, bem como as entidades representadas pelas Demonstrações Financeiras Consolidadas;
– Identificar os procedimentos contabilísticos de Consolidação de Contas;
– Saber diferenciar empreendimentos conjuntos de empresas associadas.

1. Demonstrações Financeiras Consolidadas
1.1 Concentração de Atividades Empresariais
1.2 Demonstrações Financeiras Consolidadas
1.3 Entidades representadas pelas Demonstrações Financeiras Consolidadas

2. Procedimentos contabilísticos de Consolidação de Contas
2.1 Procedimentos contabilísticos de Consolidação de Contas na data de aquisição da participação – Empresa Mãe
2.2 Procedimentos de Consolidação de Contas em data posterior à aquisição

3. Interesses em Empreendimentos Conjuntos e Investimentos em Associadas
3.1 Empreendimentos Conjuntos
3.2 Associadas

Estudantes de gestão, fiscalidade, finanças, administração pública (entre outras); profissionais de contabilidade; gestores e/ou empresários; entre outros interessados nesta área.
No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.

A avaliação depende dos seguintes itens:
– avaliação obtida nos testes;
– classificação obtida nos desafios.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.