Descrição

A Formação Avançada em Combate às Alterações Climáticas 360 é a solução ideal para quem procura afirmar-se numa carreira na área Ambiental, nomeadamente ao nível do apoio à definição de estratégias ambientais (descarbonização, circularidade e transição energética) e consultoria em empresas de todos os sectores de atividade.

Esta formação é composta por cinco módulos:

Módulo 1 – Pegada de Carbono

A pegada de carbono mede o impacto que uma atividade humana tem no nosso ambiente em termos de emissões de gases de efeito de estufa, expresso em unidades de dióxido de carbono. Quanto menos dióxido de carbono for produzido por uma organização, produto ou indivíduo, menor é a sua pegada de carbono. A verificação da pegada de carbono permite demonstrar a sua responsabilidade ambiental e mostra o compromisso de cada indivíduo/empresa.

Módulo 2 – Escritório Ecológico – Boas Práticas Ambientais

Como grande parte das empresas desde as empresas multinacionais às pequenas e médias empresas, têm na sua estrutura, numa dimensão maior ou menor, serviços administrativos que se desenvolvem num meio físico designado geralmente de escritório, é importante implementar boas práticas ambientais nestes espaços.
As boas práticas implementadas proporcionam resultados ao nível da eficiência ambiental, nomeadamente redução dos consumos de energia, de água e de matérias-primas, redução da produção de resíduos, levando assim à minimização de custos e de impactes ambientais.

Módulo 3 – Estratégias de Descarbonização nas Empresas

As estratégias de descarbonização são cada vez mais uma vantagem competitiva no posicionamento das empresas no mercado, representando relevantes instrumentos de transição climática.
As principais ações para a descarbonização adequadas ao contexto organizacional estão relacionadas, por exemplo, com o sistema energético e a eficiência energética ou com a economia circular.

Módulo 4 – Implementação de Estratégias Circulares nas Empresas

As estratégias circulares nas empresas refletem a perceção destas sobre a importância da economia circular e circularidade nesta década.
Capacitar e estimular as empresas e os seus colaboradores para assumirem o controle da circularidade através de atividades multi-temáticas torna-se fundamental.
Estas atividades permitem às empresas experimentarem diferentes estratégias e experiências que ensinam valores positivos face à circularidade.

Módulo 5 – Energias Renováveis

Este módulo visa fornecer conhecimentos para uma gestão correta e sustentável das energias renováveis, pelo que da sua constituição fazem parte: as energias renováveis no mundo e em Portugal, os tipos de energias renováveis e o desenvolvimento sustentável em energias renováveis.

Queres ficar por dentro das novidades do mundo da formação? Assina a nossa newsletter.

Gerais:

– Adquirir ou aprofundar conhecimentos e competências sobre como calcular da pegada de carbono;
– Conhecer práticas e estratégicas ambientais que possibilitam a minimização de recursos financeiros e a minimização de impactos ambientais;
– A presente formação visa preparar profissionais com conhecimento sobre estratégias de descarbonização, habilitando-os para refletir e operacionalizar ações para transição climática, bem como refletir sobre avaliação de trajetórias para a neutralidade carbónica nas organizações;
– A presente formação visa preparar profissionais com conhecimento para iniciar e gerir estratégias de circularidade nas empresas. Inclui como temas prioritários a perceção do conceito da economia circular e circularidade e a facilitação de atividades regulares multitemáticas com orientações para o melhor envolvimento e capacitação das empresas;
– Conhecer as energias renováveis no mundo e em Portugal, os tipos de energias renováveis e o desenvolvimento sustentável em energias renováveis.

Específicos:

Concluída a ação de formação os e-alunos serão capazes de:
– Conhecer os conceitos associados às alterações climáticas, pegada de carbono e gases de efeito de estufa;
– Compreender o cálculo da pegada de carbono de acordo com o protocolo GEE e PAS 2050;
– Reconhecer práticas para o uso eficiente dos recursos;
– Identificar oportunidades de redução dos consumos e de redução da produção de resíduos e emissões;
– Desenvolver programas de implementação de boas práticas ambientais;
– Avaliar o desempenho ambiental do escritório;
– Identificar a necessidade e o atual papel da descarbonização;
– Reconhecer o atual cenário de transição climática e o desafio da descarbonização;
– Identificar esforços de integração da descarbonização em trajetórias para a neutralidade carbónica;
– Refletir sobre boas práticas de descarbonização das empresas;
– Identificar o conceito de economia circular e circularidade;
– Desenvolver competências para a circularidade;
– Definir processos de transformação de circularidade;
– Praticar atividades multitemáticas para a circularidade;
– Conhecer as energias renováveis;
– Conhecer os tipos de energias renováveis;
– Compreender o desenvolvimento sustentável em energias renováveis.

Módulo 1 – Pegada de Carbono
1.1 Alterações climáticas e a pegada de carbono
1.2 Pegada de carbono segundo o protocolo GEE
1.3 Pegada de carbono – segundo a PAS 2050
1.4 Mecanismos de redução da pegada de carbono

Módulo 2 – Escritório Ecológico – Boas Práticas Ambientais
2.1 Princípios Básicos de Gestão Ambiental
2.2 Eficiência Energética
2.3 Eficiência no Uso da Água
2.4 Eficiência no Uso de Papel e outras Matérias-Primas
2.5 Transporte
2.6 Gestão de Resíduos
2.7 Sensibilização e Motivação dos Colaboradores
2.8 Implementação e operacionalização do Escritório Ecológico

Módulo 3 – Estratégias de Descarbonização nas Empresas
3.1 Desafios da descarbonização
3.2 Trajetórias para a neutralidade carbónica
3.3 Boas práticas de descarbonização numa empresa

Módulo 4 – Implementação de Estratégias Circulares nas Empresas
4.1 Perceção do conceito de circularidade
4.2 Atividades multitemáticas para a circularidade
4.3 Recursos e métricas numa empresa

Módulo 5 – Energias Renováveis
5.1 As energias renováveis no mundo e em Portugal
5.2 Tipos de energias renováveis
5.3 Desenvolvimento sustentável em energias renováveis

A Formação Avançada em Combate às Alterações Climáticas 360 é a solução ideal para quem procura afirmar-se numa carreira na área Ambiental, nomeadamente ao nível do apoio à definição de estratégias ambientais (descarbonização, circularidade e transição energética) e consultoria em empresas de todos os sectores de atividade.

Saídas Profissionais:
• Gestores de Ambiente que pretendam aumentar/atualizar os seus conhecimentos e competências;
• Técnicos de Sistemas de Gestão Ambiental que pretendam aumentar/atualizar os seus conhecimentos e competências;
• Consultores e Auditores na área do Ambiente, Sustentabilidade, Descarbonização e Transição Energética;
• Membros de Organizações Não-Governamentais ligadas à área do Ambiente;
• Gestores empresariais e/ou de departamento que pretendam implementar processos de descarbonização, transição energética e circularidade nas suas empresas.

No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar a formação avançada e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para a formação avançada. .

Cada módulo é avaliado com base na média aritmética simples das notas obtidas nos Testes.

A nota de avaliação final da formação avançada é obtida através do cálculo da média aritmética simples das notas finais obtidas pelo e-aluno em cada módulo que a constitui.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

A formação é ministrada 100% online, tendo uma duração de 60 dias de calendário e estando disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. O regime E-Learning da nossa academia da FormaçãOnline apresenta muitas vantagens e flexibilidade e não sacrificamos a qualidade em nenhuma das vertentes. No decorrer de toda a formação terá o acompanhamento do e-formador de forma assíncrona. O início da próxima ação está definido na data da próxima turma, contudo, se quiser iniciar de imediato fale connosco aqui.
Todas as nossas formações contam com o apoio permanente de e-formadores qualificados (com exceção da formação de "Dermocosmética - Autoaprendizagem"). Sempre que necessitar, ao longo da formação, poderá entrar em contacto com o e-formador através da academia para colocar as suas dúvidas.
As nossas formações estão  disponíveis online 24 horas por dia e 7 dias por semana, num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning. A gestão dos momentos de estudo é totalmente feita pelo e-aluno pois poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas de terminar a formação até ao último dia definido. Poderá estudar quando quiser e onde quiser, já que só necessita de ter um computador com acesso à internet para poder realizar a sua formação. Desta forma, é mais fácil conciliar a aprendizagem com as exigências da sua profissão, da sua família e da sua casa. A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento no decorrer da formação. No decorrer da formação irá contar com material multimédia interativo para efetuar o estudo. Esta formação encontra-se estruturada por unidades e  terá elementos de validação do conhecimento, que têm como objetivo a atribuição de uma nota final na formação. Esta estrutura tem a  finalidade de apresentar uma linha contínua de aprendizagem, com uma determinada duração, que é feita ao ritmo do e-aluno. O material auxiliar é uma rica biblioteca que está em contínua evolução, sendo assim, poderá conter artigos, vídeos, áudio, links, livros, com a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir que permitem uma ligação permanente à formação.
A FormaçãOnline® é uma entidade formadora certificada, visto que, nos foram reconhecidos pela DGERT  os recursos e capacidades técnicas e organizativas necessárias para desenvolver os processos associados à execução de formação nas áreas em que desenvolvemos a nossa oferta formativa. Tendo, desta forma, sido validada a nossa atuação especializada, as competências técnicas dos formadores e a adequação dos nossos objetivos e conteúdos de formação. A conclusão da formação com aproveitamento implica a obtenção de um certificado de formação profissional, com o reconhecimento da FormaçãOnline.
Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.
Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador, com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox, Safari, Microsoft Edge ou Internet Explorer. Não necessita de instalar programas no seu computador para poder aceder à formação. Para aceder à plataforma basta ter o e-mail e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição.