Descrição

Nesta formação de Nutrição nos Distúrbios Alimentares, iremos abordar os distúrbios alimentares (DA), que são doenças psiquiátricas associadas a uma morbilidade física e psicossocial grave.

As perturbações do comportamento alimentar são doenças que provocam distúrbios na forma como as pessoas se alimentam e nos pensamentos e emoções relacionados com a alimentação.

Os indivíduos que sofrem destas perturbações são extremamente críticos em relação ao seu corpo, revelando um medo intenso de ganhar peso. Frequentemente, as pessoas com estes distúrbios não reconhecem que têm um problema de saúde.

Em muitos casos, as perturbações do comportamento alimentar surgem associadas a outros distúrbios como ansiedade, pânico, perturbação obsessivo-compulsiva e problemas de abuso de álcool e drogas.

Os atuais sistemas classificatórios de transtornos mentais, DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual, IV edition) e CID-10 (Classificação Internacional de Doenças, 10ª edição) (ORGANIZAÇÃO Mundial de Saúde, 1993) ressaltam duas entidades principais: a Anorexia Nervosa (AN) e a Bulimia Nervosa (BN).

Quer ficar por dentro das novidades do mundo da formação? Assine a nossa newsletter.

Gerais:

Adquirir conhecimentos sobre a nutrição nos Distúrbios Alimentares.

Específicos:

Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
– Identificar os diversos distúrbios alimentares;
– Conhecer os critérios de diagnóstico nos distúrbios alimentares;
– Entender a etiologia dos distúrbios do comportamento alimentar;
– Saber a fisiopatologia dos distúrbios alimentares;
– Reconhecer a importância da Avaliação e Intervenção Nutricional nos distúrbios do comportamento alimentar.

1. Etiologia e Critérios de diagnóstico

1.1 Etiologia
1.2 Critérios de diagnóstico

2. Fisiopatologia

2.1 Fisiopatologia da Anorexia nervosa
2.2 Fisiopatologia da Bulimia nervosa

3. Avaliação e Intervenção Nutricional nos Distúrbios Alimentares

3.1 Avaliação e Intervenção Nutricional nos Distúrbios Alimentares

Profissionais de saúde, estudantes da área de saúde, ou outras pessoas que tenham interesse na área da nutrição nos distúrbios alimentares.
No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.

A avaliação depende dos seguintes itens:
– avaliação obtida nos testes;
– classificação obtida nos desafios.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.