A formação profissional assume um papel de destaque no incremento de competências de cada um de nós. O desenvolvimento profissional é um processo reflexivo e contínuo que se preocupa com as necessidades pessoais do profissional e que pressupõe uma aprendizagem ao longo de toda a carreira, em contextos diversificados, em que cada profissional assume um papel fundamental, sendo as suas competências valorizadas.

Atualmente, o novo paradigma encontra-se centrado na noção da aprendizagem ao longo da vida, refletindo-se num incremento da qualidade de vida decorrente de um aumento da produtividade, quer local quer global, resultando assim, numa dinamização da economia. Para tal, existe uma necessidade cada vez maior na aquisição de competências para o exercício integrado de uma profissão.

A formação profissional deve ser vista, não só como um meio de aquisição de novas competências e de valorização de currículo, mas também como uma nova oportunidade de qualificação.

“A formação profissional deve ser vista, não só como um meio de aquisição de novas competências e de valorização de currículo, mas também como uma nova oportunidade de qualificação.”

Devemos ter em conta que, para além daqueles que estão empregados, os desempregados devem ver a formação profissional como uma oportunidade de reposicionamento no mercado de trabalho, podendo assim, dar um passo em frente na sua situação.

A constante aquisição e renovação das qualificações, comportamentos e atitudes das pessoas pela via da formação, constitui um vínculo de desenvolvimento que permite mudanças, introduzindo uma preparação para o desempenho das funções.

Se por um lado, o colaborador é o beneficiário direto da formação, uma vez que se prepara para a atividade profissional cada vez mais exigente e competitiva (num mundo dominado pelas constantes inovações tecnológicas), por outro lado, impulsiona a descoberta de novas perspetivas pessoais através da atualização, consolidação e expansão dos conhecimentos adquiridos com a experiência profissional.

É ainda relevante devido à rapidez com que a informação circula, exigindo uma necessidade permanente da qualidade profissional, indispensável para fazer face às exigências competitivas atuais. É cada vez mais visível o aumento da competitividade entre os colaboradores mais qualificados e competentes, capazes de se adaptarem melhor aos desafios que lhes são propostos.

Conheça a nossa oferta formativa de formação e como podemos ajudar as organizações a preparar os seus colaboradores.