Conheça as principais tendências do talento em 2024 e mantenha-se atualizado sobre a gestão de pessoas e o mercado de trabalho.

Existem atualmente, nove tendências no mercado de trabalho resultantes da transição para o trabalho remoto, avanços tecnológicos, expansão da IA e mudanças na energia. Estas revelações surgem das respostas a inquéritos digitais, realizados em 2023, e que envolveram mais de 30 mil empregadores em 41 países, incluindo Portugal.

Candidatos com perfis não convencionais, como profissionais seniores, candidatos com lacunas no percurso profissional e aqueles com competências voltadas para deportos e gaming, emergem como uma tendência significativa para o próximo ano no cenário de mercado de trabalho.

Diante da escassez de talentos, as empresas estão a reavaliar as estratégias de recrutamento, bem como a adoção da Inteligência Artificial (IA) e os empregos sustentáveis ou verdes.

“Conhecer as tendências do talento em 2024 e acompanhar a evolução na área dos Recursos Humanos pode garantir a atualização e preparação para o mercado de trabalho e recrutamento.”

9 TENDÊNCIAS DO TALENTO EM 2024 QUE DEVE CONHECER

O panorama laboral está em constante transformação e hoje, mais do que nunca, os recursos humanos assumem o papel central nas organizações. Num cenário cada vez mais tecnológico, é crucial encarar as mudanças como oportunidades.

Com a crescente procura por perfis especializados, as competências humanas destacam-se na criação de valor, motivando empresas a adotar estratégias de talento abrangentes e inclusivas. As competências interpessoais tornam-se a espinha dorsal do desenvolvimento de talentos e do sucesso organizacional.

O futuro do trabalho revela-se como uma interação entre humanidade, sustentabilidade e avanços tecnológicos, exigindo rápida adaptação por parte de empresas e profissionais para explorar estas transformações como promissoras oportunidades futuras.

O desafio da oferta e procura de talentos

A estratégia de capacitar equipas com programas de upskilling e reskilling tem se destacado como resposta ao desafio atual de escassez de competências, muitos  dos empregadores planeiam investir na formação dos seus profissionais.

As novas fontes de talento

Os empregadores estão a demonstrar uma maior disposição para recrutar candidatos seniores e candidatos com trajetórias profissionais interrompidas, visando a requalificação e aquisição de competências diferenciadas. As empresas estão, atualmente, mais inclinadas a contratar talento sénior.

A força de trabalho sustentável

Outra das tendências do talento em 2024 é a procura das competências sustentáveis, denominadas green skills, que está a crescer em todos os setores. Atualmente os empregadores já recrutam ou planeiam recrutar para funções e competências verdes. Na Indústria e Produção, os empregadores procuram profissionais com competências verdes em funções técnicas especializadas, seguido pelos setores de Operações e Logística, e Tecnologias da Informação e Data.

O valor das competências interpessoais

Em todos os setores, a procura por candidatos com competências interpessoais, conhecidas como soft skills, está em ascensão, continuando, assim, a ser uma das tendências do talento em 2024. Comunicação, colaboração e trabalho em equipa são as mais valorizadas. Além disso, destacam-se o raciocínio e a resolução de problemas, a resiliência e a adaptabilidade.

Equilíbrio e desenvolvimento profissional

Embora o retorno ao trabalho presencial tenha ocorrido após a pandemia, apenas 20% dos empregadores consideram a colaboração presencial como impulsionadora principal da produtividade. Em contraste, 46% acreditam que promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é crucial. Além disso, o desenvolvimento profissional e metas claras são elementos-chave para um ambiente de trabalho produtivo e motivador.

O impacto positivo da Inteligência Artificial e Realidade Virtual

A maioria das empresas expressa otimismo quanto ao impacto positivo de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Realidade Virtual na criação de empregos. Não é difícil perceber porque está nas tendências do talento em 2024. Estas tecnologias já integram processos de recrutamento, e mais de dois terços dos recrutadores acreditam que a IA ajudará a remover preconceitos subconscientes na escolha de candidatos, tornando as oportunidades acessíveis a todos.

Geração Z e Millennials

Ao serem indagados sobre as competências humanas cruciais para candidatos da Geração Z (11 a 26 anos), a Aprendizagem Ativa e a Curiosidade como as mais relevantes. Competências como Colaboração, Trabalho em Equipa, Originalidade e Criatividade também foram mencionadas. Quanto aos Millennials (27 a 42 anos), Colaboração e Trabalho em Equipa são altamente valorizadas, juntamente com Responsabilidade, Fiabilidade, Raciocínio e Resolução de Problemas.

Geração X e Baby Boomers

Competências de formação e liderança são especialmente apreciadas em candidatos e profissionais mais velhos. Para a Geração X (43 a 58 anos), Formação e Mentoria são as competências humanas mais valorizadas, seguidas por Liderança e Gestão, Colaboração e Trabalho em Equipe. Da mesma forma, Formação, Mentoria, Colaboração, Trabalho em Equipa, Responsabilidade e Fiabilidade são priorizadas para os Baby Boomers (59 a 77 anos).

Gaming e desporto

Setores como gaming e desporto estão a destacar-se como pontos consideráveis nos processos de seleção. Os jogos contribuem para o desenvolvimento das soft skills, como aprendizagem, pensamento crítico, raciocínio e trabalho em equipa.

Acompanhar a evolução na área dos Recursos Humanos pode garantir a atualização e preparação para o mercado de trabalho e recrutamento.