Descrição
A Gestão da Qualidade vai muito além da satisfação do cliente – impacta diretamente a reputação e o sucesso de uma organização. Para enfrentar os desafios crescentes do mercado, as empresas precisam de profissionais qualificados que dominem estratégias eficazes para otimizar processos e garantir a excelência operacional.
Com esta formação, aprofunde os princípios fundamentais da Gestão da Qualidade, desde o foco no cliente à tomada de decisão baseada em evidências. Desenvolva competências para implementar melhorias contínuas, aumentar a eficiência organizacional e liderar equipas comprometidas com a excelência.
Capacite-se para impulsionar a qualidade e elevar os padrões da sua organização. Inscreva-se já e inicie a sua especialização em Gestão da Qualidade!
Preencha o formulário abaixo e descarregue a Brochura desta Especialização!
Gerais:
Formar profissionais com conhecimentos sobre as normas e ferramentas de referência no âmbito da qualidade, de forma que os consigam aplicar em qualquer tipo de organização independentemente do setor de atividade e dimensão.
Específicos:
Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
– Dotar os participantes de conhecimentos sobre a Gestão Estratégica das organizações, viabilizando as bases necessárias à aquisição de competências para a definição, planificação, implementação e avaliação de uma estratégia;
– Adquirir competências para o desenvolvimento, implementação e manutenção de Sistemas de Gestão da Qualidade de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015;
– Adquirir competências para o adequado desenvolvimento e implementação de projetos de gestão por processos;
– Adquirir competências para desenvolver o pensamento baseado em risco, no âmbito dos sistemas de gestão, de modo a aplicar algumas ferramentas adequadas de gestão do risco para implementar uma avaliação de risco.
– Adquirir competências relativas à seleção e avaliação de fornecedores;
– Adquirir competências para aplicar e interpretar os métodos e técnicas de um sistema de custos da qualidade;
– Aplicar em contexto real de trabalho as ferramentas de gestão da qualidade, melhoria e resolução de problemas;
– Adquirir competências e ferramentas para gerir adequadamente um projeto desde o seu início até ao fim;- Adquirir competências para o planear, preparar e realizar auditorias internas a sistemas de gestão da qualidade de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015.
Módulo 1 – Gestão Organizacional
1.1 Gestão Estratégica
1.2 Contexto Externo
1.3 Contexto Interno
1.4 Vantagem competitiva
Módulo 2 – Qualidade
2.1 Introdução à qualidade
2.2 Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade
2.3 A norma NP EN ISO 9001:2015
2.4 Contexto da organização
2.5 Liderança
2.6 Planeamento
2.7 Suporte
2.8 Operacionalização
2.9 Avaliação do desempenho
2.10 Melhoria
2.11 Outros referenciais de gestão da qualidade: EFQM e outros
Módulo 3 – Gestão por processos
3.1 Introdução à gestão por processos
3.2 Abordagem por processos
3.3 Gestão por processos
3.4 Metodologias para a identificação dos processos
Módulo 4 – Gestão do Risco aplicada à ISO 9001:2015
4.1 Introdução à Gestão de Risco
4.2 Sistema de Gestão do Risco – ISO 31000
4.3 Pensamento baseado no risco
4.4 Transformar os riscos em oportunidades
4.5 Ferramentas de Gestão de risco
Módulo 5 – Seleção e avaliação dos fornecedores
5.1 O processo de seleção e avaliação de fornecedores
5.2 Gestão de fornecedores na estratégia organizacional
5.3 Seleção técnica de fornecedores
5.4 Análise de risco e avaliação de fornecedores
5.5 Evolução da relação com fornecedores
Módulo 6 – Custos da qualidade
6.1 Introdução
6.2 Qualidade
6.3 A Norma NP 4239:1994
Módulo 7 – Ferramentas da qualidade
7.1 Qualidade: perspetivas teóricas
7.2 Ferramentas Básicas da Qualidade
7.3 Ferramentas estratégicas da qualidade
7.4 Outras ferramentas da qualidade
Módulo 8 – Gestão de projetos
8.1 Introdução: Conceitos, ciclo de vida e organização de um projeto
8.2 Acompanhamento do projeto: arranque e encerramento
8.3 Gestão da Inovação e da Mudança
8.4 Gestão de Recursos e Controlo do Projeto
8.5 Gestão de Equipas de Projeto
8.6 Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde em Projeto
8.7 Gestão do Risco do Projeto
8.8 Gestão Económica e Financeira do Projeto
8.9 Orientação e Implementação de projetos, a programas e a portefólios (PPP)
Módulo 9 – Auditorias internas a sistemas de gestão da qualidade – NP EN ISO 9001:2015
9.1 Introdução
9.2 Os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015 na perspetiva do auditor
9.3 A norma NP EN ISO 19011:2019
9.4 Planeamento da auditoria interna
9.5 Execução da auditoria interna
9.6 Resultados da auditoria interna
9.7 Comunicação interpessoal
9.8 Auditorias internas eficazes
A Especialização em Gestão da Qualidade destina-se a profissionais que desejam aprofundar os seus conhecimentos na área e assumir um papel estratégico na otimização dos processos organizacionais.
É ideal para gestores da qualidade, diretores, consultores, auditores internos e técnicos que atuam em ambientes onde a conformidade, a melhoria contínua e a eficiência são fatores críticos para o sucesso.
Empresas que pretendem aprimorar os seus Sistemas de Gestão da Qualidade e garantir um diferencial competitivo beneficiam diretamente de profissionais altamente qualificados nesta área. Esta formação também é indicada para quem deseja uma progressão na carreira, adquirindo metodologias eficazes para a implementação e gestão da qualidade com base nos princípios fundamentais da ISO 9001.
No final da Especialização receberá dois certificados, caso atinja os objetivos pedagógicos da formação, ou seja, que obtenha uma avaliação igual ou superior a 10 numa escala de 0-20, que serão disponibilizados na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação:
- A especialização encontra-se dividida em Módulos num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
- A especialização tem o apoio de e-formadores, que variam de módulo para módulo, aos quais poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
- Em cada módulo decorrerão:
- Sessões de esclarecimentos síncronas (Opcionais, não sujeitas a avaliação. As marcações das sessões síncronas devem ser efetuadas até 48h antes da data prevista para o endereço de e-mail: secretaria@formacaonline.com);
- Sessões assíncronas (em horário flexível, para autoestudo e desenvolvimento de atividades propostas ao ritmo de cada e-aluno).
- O e-aluno poderá aceder aos conteúdos da especialização a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição terminar a especialização até ao último dia de formação;
- O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir;
- Cada módulo é avaliado com base num exame final e num trabalho individual, contando respetivamente 70% e 30% da avaliação final do módulo;
- Os e-alunos consideram-se aprovados sempre que obtenham classificações iguais ou superiores a 10 valores numa escala de avaliação de 0 a 20 valores.
- A classificação final de cada módulo é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:
A classificação final é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:
M1 = Gestão OrganizacionalM2 = QualidadeM3 = Gestão por processosM4 = Gestão do Risco aplicada à ISO 9001:2015M5 = Seleção e avaliação dos fornecedoresM6 = Custos da qualidadeM7 = Ferramentas da qualidadeM8 = Gestão de projetosM9 = Auditorias internas a sistemas de gestão da qualidade – NP EN ISO 9001:2015