Descrição



Alimentação e Nutrição no Idoso trata-se de um curso online em que o e-aluno irá adquirir conhecimentos sobre a alimentação saudável e nutrição na terceira idade. O aumento da esperança de vida da população, implica um número crescente de idosos com idades avançadas. É sabido, que uma parte significativa das alterações orgânicas, que surgem com a idade, tem a ver com o estilo de vida dos indivíduos.

Tanto os hábitos alimentares, como o estado nutricional têm um impacto relevante no envelhecimento. Sendo assim, influencia o aparecimento e agravamento de certas doenças crónicas, bem como a existência de algumas doenças crónicas nos idosos pode também influenciar negativamente o estado nutricional por diminuição do apetite e redução na ingestão de nutrientes necessários.

Este curso online de Alimentação e Nutrição no Idoso encontra-se dividido por 6 Unidades num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning. Além disso, esta formação conta com o apoio permanente de e-formadores qualificados. O e-aluno poderá entrar em contacto através da plataforma para colocar quaisquer dúvidas.

Em suma, nestas 6 unidades serão abordados os seguintes conteúdos: Introdução à alimentação e nutrição; Necessidades Nutricionais e Hídricas;  Cuidados nutricionais específicos e doenças; Distúrbios frequentes em idosos; Alimentação do idoso nas Instituições; Preparação de ementas.

Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser. Entretanto, não será necessário instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder à formação.

Quer ficar por dentro das novidades do mundo da formação? Assine a nossa newsletter.

Gerais:

Adquirir conhecimentos sobre a alimentação e nutrição no idoso.

Específicos:

Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:

– Identificar as necessidades nutricionais e hídricas dos idosos;

– Reconhecer a importância da hidratação no idoso;

– Assegurar as estratégias de alimentação no idoso;

– Descrever os fatores que afetam o estado nutricional dos idosos;

– Citar os cuidados nutricionais específicos de acordo com patologias presentes;

– Enumerar os distúrbios alimentares prevalentes nos idosos;

– Identificar quais os fatores a ter em conta na elaboração de uma ementa.

1. Introdução à alimentação e nutrição

1.1. Conceitos

2. Necessidades Nutricionais e Hídricas

2.1. Necessidades nutricionais

2.2. Hidratação

3. Cuidados nutricionais específicos e doenças

3.1. Obstipação

3.2. Úlceras por pressão

3.3. Osteoporose

3.4. Doenças cardiovasculares

4. Distúrbios frequentes em idosos

4.1. Desnutrição

4.2. Recusa alimentar

4.3. Sarcopenia

5. Alimentação do idoso nas Instituições

5.1. Alimentação do idoso nas Instituições

6. Preparação de ementas

6.1. Aspetos relevantes a ter em conta na preparação de ementas para idosos

Profissionais de saúde, estudantes da área de saúde, agentes de geriatria ou outras pessoas que tenham interesse na área da alimentação e nutrição no idoso.
No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.

A avaliação depende dos seguintes itens:

– avaliação obtida nos testes;

– classificação obtida nos desafios.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

Como enfermeira adorei o curso, servindo para rever algumas matérias e adquirir mais conhecimentos. Penso que o curso está muito bem estruturado e ser e-learning é muito positivo, porque somos nós que criamos os nossos horários. O curso tem muita qualidade pelas diferentes temáticas que aborda, relacionando a alimentação com várias doenças que poderão acontecer no idoso. A formação correu muito bem e penso que mesmo para quem já tem alguns conhecimentos na área é muito útil.

Sandra Filipa de Jesus Sequeira Mendes