Descrição
A segurança alimentar é um compromisso essencial na hotelaria e restauração. A formação online em HACCP aplicado à Hotelaria e Restauração permite-lhe dominar os princípios deste sistema preventivo e garantir que os alimentos servidos cumprem os mais elevados padrões de qualidade e segurança.
A metodologia HACCP (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos) baseia-se na identificação e eliminação de riscos biológicos, químicos e físicos, protegendo os consumidores e assegurando o cumprimento das normas legais. Através de um plano estruturado em 7 princípios fundamentais, esta formação ensina a desenvolver, implementar e gerir um sistema eficaz de segurança alimentar no setor da restauração.
Com base no Codex Alimentarius, vai aprender a aplicar os 14 passos para a implementação do HACCP, assegurando práticas rigorosas de higiene e controlo de perigos. Além disso, vai compreender como a certificação pela ISO 22000:2018 fortalece a credibilidade da sua empresa e abre portas para novos mercados.
Inscreva-se já e garanta a conformidade da sua empresa com as normas de segurança alimentar!
Gerais:
Os e-alunos deverão ser capazes de definir o que é o sistema HACCP, bem como a sua importância na obtenção e manutenção de boas práticas de higiene. Estes deverão ainda ficar habilitados com os conhecimentos necessários para desenvolver, implementar, gerir e verificar a operacionalidade de um sistema preventivo de Segurança Alimentar – HACCP, aplicado ao setor da restauração.
Específicos:
Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
– Dominar competências sobre as regras básicas de higiene e segurança alimentar a aplicar na manipulação de alimentos para prevenir a ocorrência de contaminações;
– Conhecer as imposições legais relativas à Segurança Alimentar;
– Ter perceção dos recursos necessários à implementação dos princípios do Sistema HACCP na empresa, nomeadamente a correta aplicação e manutenção dos pré-requisitos;
– Compreender os princípios e a metodologia de implementação do sistema HACCP bem como os benefícios da sua implementação e aplicabilidade (através de exemplos);
– Depreender acerca da possibilidade de integração do sistema HACCP com o Sistema de Gestão Alimentar – NP EN ISO 22000:2018.
Noções gerais e legislação alimentar
– O Sistema HACCP
– História do HACCP
– HACCP na prática
– Benefícios, inconvenientes e dificuldades da implementação do sistema HACCP
– Legislação aplicável (Europeia e Nacional)
Pré-requisitos do Sistema HACCP
– Enquadramento
– Instalações
– Equipamentos, utensílios e superfícies
– Controlo de pragas
– Abastecimento de água
– Gestão de resíduos
– Saúde e higiene pessoal
– Rastreabilidade e procedimentos de recolha
– Higienização
– Boas práticas de fabrico
– Formação
– Transporte
– Seleção e avaliação de fornecedores
– Embalagem e rotulagem
– Receção e armazenamento
Os 7 princípios HACCP
– Princípio 1 – Análise de perigos
– Princípio 2 – Determinação de Pontos Críticos de Controlo (PCC)
– Princípio 3 – Estabelecimento de limites críticos
– Princípio 4 – Estabelecimento de procedimentos de monitorização
– Princípio 5 – Estabelecimento de ações corretivas
– Princípio 6 – Estabelecimento de procedimentos de verificação
– Princípio 7 – Estabelecimento de manutenção de registos e documentação
A metodologia HACCP em 14 etapas
– Enquadramento
– Definição do âmbito da aplicação do plano HACCP (Etapa 1)
– Constituição da Equipa HACCP (Etapa 2)
– Descrição do produto (Etapa 3)
– Identificação do uso pretendido (Etapa 4)
– Elaboração do fluxograma (Etapa 5)
– Confirmação do fluxograma no terreno (Etapa 6)
– Identificação e análise de perigos, análise e identificação de medidas preventivas para controlo dos perigos identificados (Etapa 7)
– Determinação dos PCC’s (Etapa 8)
– Estabelecimento dos limites críticos de controlo para cada PCC (Etapa 9)
– Estabelecimento do sistema de monitorização para cada PCC (Etapa 10)
– Estabelecimento de ações corretivas (Etapa 11)
– Estabelecimento de procedimentos de verificação (Etapa 12)
– Estabelecimento de controlo e arquivo de documentos e dados (Etapa 13)
– Revisão do Plano HACCP (Etapa 14)
O Sistema HACCP Aplicado à Hotelaria e Restauração
– Percursos genéricos dos alimentos, fluxogramas
– Receção de matérias – primas
– Armazenagem
– Preparação de alimentos e ingredientes
– Confeção e preparação de refeições
– Serviço aos clientes/distribuição
– Análise de perigos e pontos de controlo e plano HACCP
– Registos
Infeções e intoxicações alimentares
– Características gerais
– Infeções alimentares
– Intoxicações alimentares
– Tipos de infeções alimentares
– Tipos de intoxicações alimentares
– Grupos de risco
– Conduta
A formação online em HACCP aplicado à Hotelaria e Restauração destina-se a profissionais e empresas do setor alimentar que pretendem garantir elevados padrões de segurança alimentar.
Dirige-se a gestores de unidades hoteleiras, responsáveis pela qualidade e segurança alimentar, chefes de cozinha, supervisores de restauração e técnicos de controlo de qualidade que necessitam de implementar e gerir um Sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP) eficaz.
Com as exigências legais cada vez mais rigorosas e a crescente preocupação dos consumidores com a qualidade dos alimentos, esta formação é essencial para garantir conformidade com a legislação vigente e evitar penalizações. Além disso, permite reforçar a credibilidade da empresa e assegurar a confiança dos clientes, demonstrando um compromisso real com a segurança alimentar.
Se trabalha no setor da restauração e hotelaria e deseja minimizar riscos, otimizar processos e implementar boas práticas de higiene e segurança alimentar, esta formação oferece um percurso estruturado para alcançar esses objetivos.
A avaliação final depende da avaliação obtida nos testes.
A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será disponibilizado na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.
Estão de parabéns, o curso superou as minhas expectativas e sinto-me agora capaz de implementar o plano de HACCP no meu ponto de venda. Obviamente as dúvidas irão sempre surgir na prática, mas as bases e os procedimentos estão lançados. Vamos a isso! :)
Este tipo de plataforma pode ser considerada uma lufada de ar fresco para quem trabalha e quer continuar a aprender, como é o meu caso. A formação permitiu que adquirisse e consolidasse muitos conhecimentos que ambicionava adquirir.
A formação correu bastante bem. Os conteúdos e as apresentacões sáo maravilhosas e prendem o aluno ao computador.