Descrição

Este curso online de Microbiologia alimentar visa que o e-aluno adquira os conhecimentos necessários para reconhecer a importância da microbiologia na segurança e desenvolvimento de produtos alimentares.

Os microrganismos são seres vivos que estão presentes em grande número e desempenham um papel muito ativo no nosso meio ambiente, inclusive nos alimentos. Contudo ao longo dos séculos foram ignorados devido ao seu reduzido tamanho. Assim, a microbiologia, ciência que se dedica ao estudo dos diferentes tipos de microrganismos, apenas teve destaque em meados do século XIX, quando foi colocado em evidência o papel dos organismos nas fermentações alimentares e nas doenças provenientes do consumo de alimentos contaminados. Desde então que a microbiologia tem vindo a desenvolver-se progressivamente, o que permitiu acumular uma quantidade impressionante de conhecimentos nas mais diversas áreas.

A área da microbiologia que dedica-se especialmente ao estudo das relações entre os microrganismos e a alimentação denomina-se microbiologia alimentar. O controlo dos microrganismos presentes nos alimentos é cada vez mais uma preocupação para a sociedade atual sendo que estes podem representar um perigo acrescido à saúde humana podendo em casos mais graves levar à morte. Saber de que forma cada tipo de microrganismos se manifesta, as suas características, temperaturas ideias, métodos de reprodução, respiração, etc, contribuem para o controlo efetivo dos mesmo permitindo ao Homem contrariar e condicionar o seu desenvolvimento impedindo que este destruam os produtos e seja possível criar e conservar outros produtos. Os microrganismos podem assim ser nossos aliados na fabricação de numerosos produtos tais como iogurte, pão, cerveja, vinho, etc.

Quer ficar por dentro das novidades do mundo da formação? Assine a nossa newsletter.

Gerais:

Reconhecer a importância da microbiologia na segurança e desenvolvimento de produtos alimentares.

Específicos:

Concluída a ação de formação os e-alunos serão capazes de:

– Definir conceitos básicos da microbiologia;

– Distinguir e caracterizar bactérias e fungos;

– Compreender a importância dos microrganismos na indústria alimentar, nomeadamente através dos processos de fermentação;

– Distinguir e identificar infeções e intoxicações alimentares.

Introdução à microbiologia

– Definição e conceitos básicos da microbiologia

– Importância dos microrganismos

– Posição dos microrganismos na classificação dos seres vivos

– Áreas de aplicação da microbiologia

Bactérias

– Características gerais

– Estrutura

– Classificação

– Benefícios e patogenidade

Fungos, leveduras e bolores

– Fungos

– Leveduras

– Bolores

– Importância dos fungos, leveduras e bolores na alimentação e ambiente

Contribuição dos microrganismos para a indústria alimentar – Fermentações Alimentares

– Características gerais da fermentação

– Fermentação alcoólica

– Fermentação lática

– Cereais e frutas fermentadas

– Bebidas alcoólicas

– Legumes fermentados

– Produtos lácteos fermentados

– Queijos

Infeções e intoxicações alimentares

– Características gerais

– Infeções alimentares

– Intoxicações alimentares

– Tipos de infeções alimentares

– Tipos de intoxicações alimentares

– Grupos de risco

– Conduta

Operadores, responsáveis de laboratórios ou de unidades fabris ou qualquer profissional do setor alimentar que tenham um papel importante na contribuição para a segurança alimentar.
No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.

A avaliação depende dos seguintes itens:

– avaliação obtida nos testes;

– classificação obtida nos desafios.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

Foi a primeira vez que fiz uma formação online e gostei bastante.

A forma como as aulas são dadas, a disponibilidade do professor e de toda a equipa no esclarecimento de dúvidas é uma mais valia para a formação.

Obrigada.

Marta Figueiredo

Gostei da plataforma do e-elearning, os conteúdos são apresentados de uma forma simples, o que facilita muito a compreensão dos conteúdos. Os prazos estabelecidos para o término do curso ajudam-nos a ter disciplina e a assumir responsabilidades. Nunca tinha me aventurado num curso online e gostei bastante de frequentar o curso de microbiologia alimentar.

Carla Fonseca de Jesus

A formação correu muito bem . O facto de poder estudar “ao meu ritmo” e uma vez que os conteúdos são do meu interesse e estão bem desenvolvidos no curso, tornou esta aprendizagem mais fácil e sem dúvida, produtiva.

Fernanda Morgado