Descrição

Coaching é nos nossos dias considerado uma ferramenta fundamental no desenvolvimento pessoal e para a construção de uma equipa. A formação em Coaching Organizacional e Desenvolvimento de Equipas constitui um investimento de elevado valor para a promoção da excelência das equipas.

É uma ferramenta preponderante de desenvolvimento e de gestão do comportamento humano. Tem como objetivo levar o indivíduo ao estado desejado, através de mudanças e transformações sustentáveis com foco no aumento da performance e na melhoria de resultados.

É um processo de desenvolvimento de competências que recorre a conhecimentos e ferramentas de variadas áreas do conhecimento como a Psicologia, as Neurociências, a Gestão, a Programação Neurolinguística (PNL), a Gestão de Recursos Humanos, a Antropologia, Sociologia, entre outras.

Quer ficar por dentro das novidades do mundo da formação? Assine a nossa newsletter.

Gerais:

Desenvolver e aperfeiçoar as competências chave para a prática do coaching e do autocoaching e integrar o desenvolvimento pessoal e a programação neurolinguística na prática do coaching, bem como experienciar técnicas de coaching.

Específicos:

Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:

– Compreender o que é o Coaching e como aplicar as competências de Coaching para potenciar o seu desenvolvimento e o desenvolvimento das equipas;

– Reconhecer o potencial de cada elemento da equipa;

– Reconhecer o seu potencial;

– Condução de um processo e sessões de Coaching no contexto do desenvolvimento das pessoas e das equipas.

1. História e Evolução do Coaching

1.1 História e evolução do Coaching

1.2 Coaching e outras profissões de desenvolvimento pessoal

1.3 Benefícios do Coaching

1.4 O Coach e o Autocoaching

1.5 Papel do Coach e do Coachee

1.6 Competências do Coach

1.7 Metodologia do Coaching

1.8 As diversas vertentes do Coaching (Life Coaching, Executive Coaching, Career Coaching, Coaching de Equipas e Coaching Ontológico)

1.9 Verdades e mentiras sobre Coaching

2. A Programação Neurolinguística

2.1 História da Programação Neurolinguística

2.2 Coaching e Programação Neurolinguística

2.3 Modelo de Programação Neurolinguística

2.4 Abordagens da Programação Neurolinguística

2.5 Pressupostos da Programação Neurolinguística

2.6 Roda da Vida e Plano de Vida

2.7 Crenças e desconstrução de crenças

2.8 Hierarquia de valores e Alinhamento de Valores

2.9 Emoções e identificação de emoções

3. O Coaching e a Liderança

3.1 Desenvolvimento de Líderes

3.2 Funções do líder enquanto coach

3.3 Princípios de liderança e do coaching

4. O Coaching e a Gestão de Equipas

4.1 Objetivos

4.2 Fatores a ter em conta

– Líderes de equipa que pretendam usar técnicas de coaching para motivar o seu grupo de trabalho;

– Pessoas interessadas em automotivação, estabelecimento e cumprimento de metas pessoais/profissionais;

– Treinadores, personal trainers, técnicos desportivos e atletas que se preocupam com o impacto dos aspetos psicológicos e comportamentais no alto rendimento;

– Diretores desportivos e dirigentes desportivos que pretendam adquirir competências e conhecimentos de coaching;

– Todos os agentes desportivos que pretendam desenvolver ou melhorar a liderança junto de atletas e/ou equipas.

No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.

A avaliação depende dos seguintes itens:

– avaliação obtida nos testes;

– classificação obtida nos desafios.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

A formação em Coaching e desenvolvimento de equipas ministrada pela equipa da FormaçãOnline foi bastante ao encontro das minhas necessidades de maior visão periférica sobre como potencializar a excelência do Homem, enquanto indivíduo ativo e cada vez mais pressionado pelas exigências crescentes de uma sociedade em constante mudança. O conhecimento não ocupa realmente lugar, pelo que recomendo esta experiência de estudo a quem esteja interessado na temática/campo de estudo, salientando as vantagens inquestionáveis na gestão do tempo e ausência de deslocações nesta cada vez mais atual forma de adquirir conhecimento que é a vertente e-learning.

Carlos Forte

Como avaliação global, a formação superou as minhas expectativas.Sinto-me bastante feliz, por ter alcançado mais um objectivo na vida pessoal. Frequentarei outros cursos que certamente, hão de ajudar-me no desenvolvimento da minha personalidade. Bem haja, a Academia de FormaçãOnline!

Eugénio Ndeutalanawa

Mais uma vez, foi uma excelente experiência. Continuo interessado em manter esta parceria de formação pois sinto resultados visíveis no meu dia a dia de trabalho. Obrigado.

José Capelo Nunes

Correu lindamente. A navegação do site é excelente, quer em termos de rapidez, quer em termos de facilidade de navegação e compreensão. Sem ser exaustiva, leva-me ao essencial da temática e transmite caminhos práticos que realmente, como líder, posso e devo aplicar no dia-a-dia de cada colaborador e equipa.

Vitor Vaz