Descrição
Esta formação online de Nutrição na Prevenção, Tratamento e Recuperação de Doença Oncológica permite adquirir conhecimentos acerca dos cuidados nutricionais na doença oncológica.
Segundo a União Internacional para o Controlo do Cancro (UICC), 8.2 milhões de pessoas morrem anualmente vítimas desta patologia e de acordo com a Direção-Geral de Saúde (DGS) os tumores malignos (principalmente da traqueia, brônquios e pulmão) são a principal causa de morte para a população portuguesa, com idades compreendidas entre os 30 e os 70 anos, ultrapassando as doenças cardiovasculares.
Apesar de poder existir alguma predisposição genética para alguns tipos de cancro, a investigação científica aponta para o facto de existirem alguns comportamentos diretamente associados à sua prevenção. Uma alimentação saudável e a prática regular de exercício físico são os dois fatores-chave na prevenção da doença oncológica.
Em virtude do aumento da esperança média de vida, da urbanização e de subsequentes alterações no estilo de vida e nas condições ambientais, o cancro tem vindo a tornar-se um problema de saúde de importante magnitude em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Cancro (INCA), embora não exista até ao momento uma arma que possa ser utilizada no combate ao cancro, várias formas da doença podem ser tratadas e ter a sua evolução controlada, de modo que a expectativa e a qualidade de vida dos pacientes têm aumentado.
As pesquisas também têm demonstrado que os riscos para os vários tipos de cancro podem ser reduzidos ao se eliminarem carcinogénicos já identificados – ou pelo menos ao se diminuir a exposição a esses – mas, sem a completa identificação dos fatores de risco correspondentes, essa prevenção primaria é difícil de ser implementada. Além disso, a redução ou eliminação de alguns fatores de risco muitas vezes irá requerer mudanças no estilo de vida que não são fáceis de ser efetivadas.
Estima-se que mais de 2/3 dos cancros em humanos possam ser prevenidos mediante uma modificação apropriada no estilo de vida, especialmente na dieta.
Quer ficar por dentro das novidades do mundo da formação? Assine a nossa newsletter.
Gerais:
Adquirir conhecimentos acerca dos cuidados nutricionais na doença oncológica.
Específicos:
Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
– Descrever o papel da nutrição na prevenção da doença oncológica;
– Identificar as intervenções nutricionais em situação de doença oncológica;
– Enumerar e descrever os cuidados nutricionais a instituir em casos de doença oncológica.
1. Nutrição na Etiologia da doença oncológica
1.1 Prevalência da Doença Oncológica
1.2 Carcinogénese
1.3 Nutrição na Etiologia da Doença Oncológica
2. Implicações nutricionais da doença oncológica
2.1 Manifestações Clínicas
2.2 Terapia Nutricional
3. Cuidados Nutricionais na doença oncológica
3.1 Impacto Nutricional das várias terapias utilizadas em caso de doença oncológica
3.2 Cuidado Nutricional em adultos com diagnóstico de doença neoplásica
3.3 Cuidado Nutricional em crianças com diagnóstico de doença neoplásica
3.4 Terapias Complementares e Alternativas
3.5 Alimentos Funcionais e Cancro
Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.
Todas as pessoas que queiram aumentar os seus conhecimentos na área da Nutrição em Oncologia.
A avaliação final depende da avaliação obtida nos testes.
A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será disponibilizado na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.