Descrição
Está a trabalhar na indústria alimentar e procura garantir a máxima segurança nos processos de produção?
O Sistema HACCP é fundamental para identificar, avaliar e controlar perigos, garantindo a qualidade e a inocuidade dos alimentos que consumimos diariamente. A nossa formação em HACCP oferece-lhe todas as ferramentas necessárias para implementar este sistema eficaz na sua organização.
Com base em princípios preventivos, o HACCP permite controlar os riscos associados à produção de alimentos e à sua distribuição.
Ao longo desta formação, irá aprender a identificar perigos em todas as etapas de produção e a implementar medidas de controlo para reduzir, eliminar ou prevenir riscos de contaminação. A segurança alimentar não é apenas uma obrigação legal, mas um compromisso com a saúde do consumidor, e esta formação prepara-o para cumprir essas exigências com excelência.
Ao concluir a formação em HACCP, terá a capacidade de aplicar os pré-requisitos essenciais para um ambiente de produção seguro.
Estes requisitos são cruciais para controlar perigos associados ao ambiente de trabalho e ao processo de produção, assegurando a qualidade do produto final. Ao obter este conhecimento, estará pronto para implementar um sistema HACCP robusto e eficaz na sua organização.
Não deixe a segurança alimentar para depois. Inscreva-se já na nossa formação em HACCP e transforme o seu processo produtivo em um exemplo de excelência em segurança alimentar.
Gerais:
Reconhecer a importância e a correta aplicabilidade dos pré-requisitos do Sistema HACCP na segurança dos alimentos e na implementação e manutenção de um plano HACCP.
Específicos:
Concluída a ação de formação os e-alunos serão capazes de:
– Identificar os conceitos fundamentais associados ao HACCP, nomeadamente, a história, evolução, princípios e legislação;
– Reconhecer a importância de um programa de pré-requisitos consistente;
– Identificar, definir e aplicar os requisitos aplicáveis aos pré-requisitos relativos a infraestruturas, pessoal, controlo de pragas, boas práticas, limpeza e desinfeção, avaliação de fornecedores, rastreabilidade, formação, produto, transporte/matérias-primas e resíduos;
– Participar na implementação de um programa de pré-requisitos.
1. Conceitos fundamentais associados ao HACCP
1.1 Origem do HACCP
1.2 Princípios HACCP
1.3 Legislação alimentar
1.4 Importância dos Pré-requisitos
2. Infraestruturas
2.1 Localização
2.2. Envolvente
2.3 Abastecimento de água
2.4 Fornecimento de energia
2.5 Instalações
3. Requisitos do pessoal
3.1 Legislação aplicável
3.2 Estado de saúde
3.3 Regras gerais de higiene
4. Controlo de pragas
4.1 Tipos de pragas
4.2 Controlo de pragas
4.3 Deteção e monitorização
4.4 Plano de controlo de pragas
5. Boas práticas de higiene, manuseamento e fabrico / equipamentos / utensílios
5.1 Desenho higiénico das instalações
5.2 Layout
5.3 Circuitos
5.4 Equipamentos e utensílios
6. Programas de limpeza e desinfeção
6.1 Tipos de sujidade
6.2 Processo de higienização
6.3 Detergente Vs. Desinfetante
6.4 Plano de higienização
7. Avaliação e seleção de fornecedores
7.1 Enquadramento
7.2 Especificações dos produtos
7.3 Realização de Auditorias
7.4 Certificados de análises
7.5 Aquisição de produtos intermediários
7.6 Controlo à receção
7.7 Avaliação de fornecedores
7.8 Exemplo prático
8. Rastreabilidade, notificação e recolha
8.1 Rastreabilidade
8.2 Notificação e recolha
9. Formação
9.1 Formação
10. Informação sobre produto
10.1 Descrição do produto
10.2 Descrição do uso pretendido
10.3 Rótulos
10.4 Prazo de validade – “consumir até” Vs. “consumir antes de”
11. Transporte e matérias-primas
11.1 Boas práticas no transporte
11.2 Transporte
11.3 Controlo de temperatura
12. Gestão de resíduos
12.1 Tipos de resíduos
12.2 Tipos de tratamento/encaminhamento
12.3 Reciclagem
A formação em HACCP é destinada a profissionais da indústria alimentar, incluindo gestores de qualidade, técnicos de segurança alimentar, engenheiros de alimentos, supervisores de produção, e outros envolvidos na segurança alimentar e na gestão de processos de produção.
Este público-alvo inclui também empreendedores que pretendem iniciar ou otimizar o seu negócio na área alimentar, garantindo que cumprem com todas as normas de segurança alimentar.
Esses profissionais e empresas estão frequentemente preocupados com a manutenção dos padrões de qualidade e segurança no processo produtivo.
A necessidade de identificar e controlar os perigos durante a produção e distribuição de alimentos é uma das maiores responsabilidades que enfrentam. A formação em HACCP foi desenvolvida para fornecer a este público as competências necessárias para implementar o sistema HACCP de forma eficaz, ajudando-os a prevenir riscos de contaminação e a assegurar a qualidade do produto final.
A avaliação final depende da avaliação obtida nos testes.
A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será disponibilizado na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.
Em todas as matérias é feita uma ponte para a aplicabilidade do que se está a falar o que contribui em grande parte para a compreensão dos conteúdos.
Resposta sempre breve e esclarecedora ao formando sobre procedimentos da formação.