Descrição

Atualmente, a segurança alimentar constitui uma importante garantia para os consumidores de que os alimentos que consomem são seguros. O sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP) tem na sua base uma metodologia preventiva, com o objetivo de evitar potenciais riscos que possam causar danos aos consumidores, através da eliminação ou redução de perigos a um nível aceitável, de forma a garantir que não estejam colocados, à disposição do consumidor, alimentos não seguros. Antes da aplicação de um plano HACCP, devem ser implementadas medidas básicas de higiene, boas práticas e reunidas condições infraestruturais de modo a permitir que o sistema se centre apenas nas etapas práticas, ou procedimentos que são considerados críticos para a segurança dos alimentos. A implementação prática de um sistema HACCP segue, por norma, uma metodologia baseada em 7 princípios fundamentais. Recorrendo como ferramenta de trabalho, ao Codex Alimentarius, a implementação do sistema HACCP pode ser desenvolvida em 14 passos sequenciais.

Uma forma de evidenciar o compromisso e preocupação com a segurança dos alimentos, é através da certificação. Exemplo disso é a certificação pela norma NP EN ISO 22000:2018, relativa ao Sistema de Gestão da Segurança Alimentar. O objetivo deste referencial é a segurança dos alimentos em todas as etapas da cadeia de fornecimento.

Quer ficar por dentro das novidades do mundo da formação? Assine a nossa newsletter.

Gerais:

Os formandos deverão ser capazes de definir o que é o sistema HACCP, bem como a sua importância na obtenção e manutenção de boas práticas de higiene. Estes deverão ainda ficar habilitados com os conhecimentos necessários para desenvolver, implementar, gerir e verificar a operacionalidade de um sistema preventivo de Segurança Alimentar – HACCP.

Específicos:

Concluída a ação de formação os e-alunos serão capazes de:

– Dominar competências sobre as regras básicas de higiene e segurança alimentar a aplicar na manipulação de alimentos para prevenir a ocorrência de contaminações;

– Conhecer as imposições legais relativas à Segurança Alimentar;

– Ter perceção dos recursos necessários à implementação dos princípios do Sistema HACCP na empresa, nomeadamente a correta aplicação e manutenção dos pré-requisitos;

– Compreender os princípios e a metodologia de implementação do sistema HACCP bem como os benefícios da sua implementação e aplicabilidade (através de exemplos);

– Depreender acerca da possibilidade de integração do sistema HACCP com o Sistema de Gestão Alimentar – NP EN ISO 22000:2018.

1. Noções gerais e legislação alimentar

1.1 O Sistema HACCP

1.2 História do HACCP

1.3 HACCP na prática

1.4 Benefícios, inconvenientes e dificuldades da implementação do sistema HACCP

1.5 Legislação aplicável (Europeia e Nacional)

2. Pré-requisitos do Sistema HACCP

2.1 Enquadramento

2.2 Instalações

2.3 Equipamentos, utensílios e superfícies

2.4 Controlo de pragas

2.5 Abastecimento de água

2.6 Gestão de resíduos

2.7 Saúde e higiene pessoal

2.8 Rastreabilidade e procedimentos de recolha

2.9 Higienização

2.10 Boas práticas de fabrico

2.11 Formação

2.12 Transporte

2.13 Seleção e avaliação de fornecedores

2.14 Embalagem e rotulagem

2.15 Receção e armazenamento

3. Os 7 princípios HACCP

3.1 Princípio 1 – Análise de perigos

3.2 Princípio 2 – Determinação de Pontos Críticos de Controlo (PCC)

3.3 Princípio 3 – Estabelecimento de limites críticos

3.4 Princípio 4 – Estabelecimento de procedimentos de monitorização

3.5 Princípio 5 – Estabelecimento de ações corretivas

3.6 Princípio 6 – Estabelecimento de procedimentos de verificação

3.7 Princípio 7 – Estabelecimento de manutenção de registos e documentação

4. A metodologia HACCP em 14 etapas

4.1 Enquadramento

4.2 Definição do âmbito da aplicação do plano HACCP (Etapa 1)

4.3 Constituição da Equipa HACCP (Etapa 2)

4.4 Descrição do produto (Etapa 3)

4.5 Identificação do uso pretendido (Etapa 4)

4.6 Elaboração do fluxograma (Etapa 5)

4.7 Confirmação do fluxograma no terreno (Etapa 6)

4.8 Identificação e análise de perigos, análise e identificação de medidas preventivas para controlo dos perigos identificados (Etapa 7)

4.9 Determinação dos PCCs (Etapa 8)

4.10 Estabelecimento dos limites críticos de controlo para cada PCC (Etapa 9)

4.11 Estabelecimento do sistema de monitorização para cada PCC (Etapa 10)

4.12 Estabelecimento de ações corretivas (Etapa 11)

4.13 Estabelecimento de procedimentos de verificação (Etapa 12)

4.14 Estabelecimento de controlo e arquivo de documentos e dados (Etapa 13)

4.15 Revisão do Plano HACCP (Etapa 14)

5. Modelo genérico HACCP

5.1 Definição do âmbito da aplicação do plano HACCP

5.2 Constituição da Equipa HACCP

5.3 Descrição do produto e identificação do uso pretendido

5.4 Elaboração do fluxograma e confirmação no terreno

5.5 Identificação, análise de perigos e determinação dos PCC’s

5.6 Estabelecimento dos limites críticos de controlo, sistema de monitorização, ações corretivas e documentação

6. Sistema de Gestão da Segurança Alimentar – NP EN ISO 22000:2018

6.1 Enquadramento

6.2 Aplicações da norma

6.3 Objetivos do referencial

6.4 Vantagens da implementação

6.5 Estrutura

Operadores, responsáveis de laboratórios ou de unidades fabris ou qualquer profissional do setor alimentar que tenham um papel importante na contribuição para a segurança alimentar.

No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar a formação e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para a formação.

A avaliação final depende da avaliação obtida nos testes.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será disponibilizado na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

Conteúdos relevantes e formadora acessível.

Marta Gabriela Santos Reis

O curso é que foi bastante produtivo, aprendi bastante e posso dizer que faria novamente.

Posso dizer que de uma forma geral fiquei bastante satisfeita. A oportunidade de estudar, quando se pode, é muito boa.

E gostaria de parabenizar a administração do curso pelas respostas rápidas aos meus questionamentos, isto me fez confiar mais na instituição.

Mónica Patrícia Cornélio

A minha empresa agradecerá a implementação do sistema HACCP que aqui aprendi. Muito obrigado.

A formação é ministrada 100% online, estando disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. O regime E-Learning da nossa academia da FormaçãOnline apresenta muitas vantagens e flexibilidade e não sacrificamos a qualidade em nenhuma das vertentes. No decorrer de toda a formação terá o acompanhamento do e-formador de forma assíncrona. O início da próxima ação está definido na data da próxima turma, contudo, se quiser iniciar de imediato fale connosco aqui.
Todas as nossas formações contam com o apoio permanente de e-formadores qualificados. Sempre que necessitar, ao longo da formação, poderá entrar em contacto com o e-formador através da academia para colocar as suas dúvidas.
As nossas formações estão  disponíveis online 24 horas por dia e 7 dias por semana, num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning. A gestão dos momentos de estudo é totalmente feita pelo e-aluno pois poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas de terminar a formação até ao último dia definido. Poderá estudar quando quiser e onde quiser, já que só necessita de ter um computador com acesso à internet para poder realizar a sua formação. Desta forma, é mais fácil conciliar a aprendizagem com as exigências da sua profissão, da sua família e da sua casa. A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento no decorrer da formação. No decorrer da formação irá contar com material multimédia interativo para efetuar o estudo. Esta formação encontra-se estruturada por unidades e  terá elementos de validação do conhecimento, que têm como objetivo a atribuição de uma nota final na formação. Esta estrutura tem a  finalidade de apresentar uma linha contínua de aprendizagem, com uma determinada duração, que é feita ao ritmo do e-aluno. O material auxiliar é uma rica biblioteca que está em contínua evolução, sendo assim, poderá conter artigos, vídeos, áudio, links, livros, com a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir que permitem uma ligação permanente à formação.
A FormaçãOnline® é uma entidade formadora certificada, visto que, nos foram reconhecidos pela DGERT  os recursos e capacidades técnicas e organizativas necessárias para desenvolver os processos associados à execução de formação nas áreas em que desenvolvemos a nossa oferta formativa. Tendo, desta forma, sido validada a nossa atuação especializada, as competências técnicas dos formadores e a adequação dos nossos objetivos e conteúdos de formação. A conclusão da formação com aproveitamento implica a obtenção de um certificado de formação profissional, com o reconhecimento da FormaçãOnline.
Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.
Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador, com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox, Safari, Microsoft Edge ou Internet Explorer. Não necessita de instalar programas no seu computador para poder aceder à formação. Para aceder à plataforma basta ter o e-mail e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição.