Descrição

Este curso online de Riscos Elétricos pretende que o e-aluno passe a identificar e caracterizar os riscos derivados do trabalho com a corrente elétrica, bem como as medidas a adotar para minimizar possíveis situações de emergência.

Atualmente, a energia elétrica está presente no nosso quotidiano, é um bem essencial e imprescindível no nosso dia-a-dia, através de aparelhos eletrónicos (telemóvel, portátil,…), como também na natureza, nas descargas elétricas que resultam em relâmpagos.

No entanto, a utilização da eletricidade não está isenta de riscos, não só para os profissionais que contactam com ela como para o cidadão comum.

O contacto com a eletricidade exige cuidados e, caso alguns sejam negligenciados, podem causar tanto danos patrimoniais, como no homem, causando lesões irrecuperáveis ou até mesmo, ser fatal. Muitos dos acidentes elétricos podem estar relacionados com a falta de informação/formação ou imprudência de quem trabalha e utiliza os recursos elétricos.

Quer ficar por dentro das novidades do mundo da formação? Assine a nossa newsletter.

Gerais:

Identificar e caracterizar os riscos derivados do trabalho com a corrente elétrica, bem como as medidas a adotar para minimizar possíveis situações de emergência.

Específicos:

Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
– Identificar os riscos e perigos elétricos em instalações;
– Identificar os equipamentos de proteção específicos para eletricidade;
– Aplicar técnicas de proteção adequadas mediante o risco elétrico.

1. Energia elétrica

1.1 Conceitos Gerais
1.2 Unidades de medida de grandeza elétrica
1.3 Tipos de trabalhos

2. Riscos nas instalações e serviços com eletricidade

2.1 Choque elétrico
2.2 Arco elétrico
2.3 Campos eletromagnéticos
2.4 Riscos adicionais
2.5 Efeitos da corrente elétrica no corpo humano

3. Medidas de prevenção

3.1 Manutenção da instalação
3.2 Equipamento de Proteção Coletiva
3.3 Equipamento de Proteção Individual
3.4 Medidas de prevenção

Profissionais que pretendem adquirir ou aprofundar conhecimentos nesta área.
No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.

A avaliação final depende da avaliação obtida nos testes.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.