Descrição

Foi publicada em Fevereiro de 2018 uma versão revista da ISO 31000 – “Risk Management – Guidelines”. Esta norma, editada pela primeira vez em 2009, fornece diretrizes sobre a gestão de riscos enfrentados pelas organizações e a nova versão tenta incorporar a evolução do mercado e os novos desafios enfrentados pelas empresas e organizações desde que a norma foi lançada. A ISO 31000:2018 fornece mais orientação estratégica do que a ISO 31000:2009 e coloca mais ênfase no envolvimento da gestão de topo e na integração da gestão de risco na organização.

Isso inclui a recomendação para desenvolver uma declaração ou política que confirme um compromisso com a gestão de risco, atribuindo autoridade, responsabilidade e prestação de contas nos níveis apropriados dentro da organização e assegurando que os recursos necessários sejam alocados para gerir os riscos.

A norma agora revista também recomenda que a gestão de risco faça parte da estrutura, dos processos, dos objetivos, da estratégia e das atividades da organização. Coloca um foco maior na criação de valor como o principal impulsionador da gestão de risco e apresenta outros princípios relacionados, como a melhoria contínua, inclusão de partes interessadas, personalização da organização e consideração de fatores humanos e culturais.

O conteúdo foi simplificado para refletir um modelo de sistemas abertos que troca regularmente feedback com seu ambiente externo para se adequar a uma gama mais ampla de necessidades e contextos.

O objetivo principal do cursos Gestão de Risco – NP ISO 31000:2018 é tornar as coisas mais claras e fáceis, usando linguagem simples para definir os fundamentos da gestão de risco de uma forma que o leitor achará mais fácil de compreender.

Quer ficar por dentro das novidades do mundo da formação? Assine a nossa newsletter.

Gerais:

Apresentar uma abordagem concreta e apropriada com a finalidade de permitir a implementação e desenvolvimento de um sistema adequado à organização segundo requisitos da Norma NP ISO 31000:2018 – Gestão de Risco.

Específicos:

Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
– Interpretar os princípios e linhas de orientação da Norma NP ISO 31000:2018;
– Corporizar/implementar um sistema e uma estrutura de gestão de risco na sua organização, adaptada ao sector e dimensão da mesma;
– Selecionar e aplicar técnicas de gestão de risco adequadas para cada nível da organização ou a cada tipologia de risco;
– Criar sistemas e suportes para registo do risco;
– Participar ativamente na melhoria de rotinas procedimentos e na formação dos colaboradores da sua organização, de forma a promover e consolidar uma cultura de gestão de risco.

1. Introdução à Gestão de Risco

1.1 Abordagem geral à gestão do risco
1.2 Conceitos e vocabulário
1.3 Necessidade de gerir os riscos
1.4 Benefícios da gestão do risco

2. A NP ISO 31000:2018 Gestão do Risco – Linhas de orientação

2.1 Introdução à NP ISO 31000:2018
2.2 Objetivo e campo de aplicação
2.3 Referências normativas
2.4 Termos e definições gerais
2.5 Princípios

3. Estrutura (Capítulo 5 da norma NP ISO 31000:2018)

3.1 Generalidades
3.2 Liderança e compromisso
3.3 Integração
3.4 Design
3.5 Implementação
3.6 Avaliação
3.7 Melhoria

4. Processo (Capítulo 6 da norma NP ISO 31000:2018)

4.1 Generalidades
4.2 Comunicação e consulta
4.3 Âmbito, contexto e critérios
4.4 Apreciação do risco
4.5 Tratamento do risco
4.6 Monitorização e revisão
4.7 Registo e reporte

5. Ferramentas de Gestão de risco

5.1 Brainstorming
5.2 Técnica dos 5 porquês
5.3 Diagrama causa-efeito ou espinha de peixe ou Diagrama de Ishikawa
5.4 Matriz probabilidade/consequência
5.5 Análise SWOT

Empresários, quadros e colaboradores de organizações envolvidos em decisões estratégicas, de planos de negócios, de gestão de projetos ou de atividades operacionais correntes.

No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.

A avaliação depende dos seguintes itens:
– avaliação obtida nos testes;
– classificação obtida nos desafios.

A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será enviado para a morada indicada pelo e-aluno até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.